A árvore do cacau surgiu nas cabeceiras do rio Amazonas e dividiu-se em duas direções, sendo uma delas a bacia amazônica.
Nativo da Amazônia, o cacau foi levado pra Bahia (terra boa de Jorge Amado, escritor que dedicou muitos dos seus livros à esse fruto maravilhoso) no século XVIII e ali fez casa! O plantio expandiu nos séculos XIX e XX e foi um dos responsáveis por trazer riqueza à região.
E desde muito tempo atrás já se sabia que o cacau não era um fruto qualquer. Os povos ancestrais o consideravam um alimento sagrado, tanto que seu nome científico significa “manjar dos deuses”. Usado como moeda de troca entre os astecas e considerado um alimento sagrado para os incas e os maias, o cacau foi muito importante na economia da Bahia.
É da sua semente, também chamada de amêndoa de cacau, que são obtidos, dentre outros produtos, o cacau em pó, os nibs de cacau e o tão amado chocolate.
Você sabe o que são os nibs de cacau? São os pedacinhos das amêndoas fermentadas, secas e torradas.
Considerado um dos alimentos com maior poder antioxidante, é sem dúvida um grande aliado da saúde do coração e contribui retardando o envelhecimento das células, além de ser fonte de ferro, magnésio, zinco e fósforo.
A sua versão 100% natural, sem açúcar, mais amarguinha e sem nenhum aditivo artificial, é a melhor pra saúde, pois preserva ao máximo seus compostos funcionais.