Fruto do açaizeiro, o açaí é uma das mais importantes fontes de alimentação para os habitantes da região Amazônica, terra de origem do açaí.
O açaizeiro é uma árvore que pode chegar a atingir até 30 metros de altura e que prefere áreas úmidas, fato que faz com que a mesma cresça nas margens dos rios.
O açaí é uma pequena fruta arredondada, de coloração escura, variando entre o roxo e o preto, que possui um pequeno caroço e pouca polpa. O fruto é encontrado em cachos.
Apesar de ser muito conhecido como combinação perfeita com banana e granola, o açaí também é consumido no Norte do Brasil com camarão, peixe frito, charque e farinha d’água.
O açaí com farinha de mandioca é o arroz e feijão do Norte. Juntos, esses dois alimentos fornecem a base de nutrientes necessários para aguentar o dia: carboidratos, proteínas, gorduras e vitaminas.
E claro, um ingrediente de tamanha importância geralmente ganha destaque na mitologia de um povo.
Reza a lenda que "uma tribo indígena viu sua população crescer muito rápido – mais rápido do que a oferta de comida. O cacique tomou medidas drásticas para evitar a fome, e condenou todos os recém-nascidos à morte. Sua filha, Iaçã, estava grávida, mas nem a neta do líder foi poupada. Iaçã ficou desolada e pediu ao deus Tupã que acabasse com o sofrimento da tribo. À noite, ela ouviu o choro de uma criança, e seguiu o som até a floresta. No dia seguinte, Iaçã foi encontrada morta na base da palmeira. Seus olhos, abertos, fitavam o topo da árvore, na direção de pequenos frutos que balançavam nos galhos. A tribo passou a se sustentar com um suco roxo feito a partir da fruta e aboliu a política de sacrifício. Açaí, veja bem, é Iaçã ao contrário." (fonte: Revista Super Interessante).
Se isso é verdade ou não, não sabemos. O que temos certeza é que esse delicioso fruto ganhou o coração dos brasileiros e do mundo todo! Também, tão delicioso desse jeito...