Você já parou para pensar em quantas emoções, sensações e motivos estão envolvidos quando comemos? Nós comemos não apenas para obter os nutrientes necessários para o funcionamento do nosso corpo, mas também para socializar, para expor a nossa identidade e valores sobre a vida (como é o caso de veganos e vegetarianos que não comem carne por ética animal) e claro, por nossas emoções. Comidas que nos lembram uma memória agradável do passado, um familiar ou amigo querido, são aquelas que chamamos de comfort food, ou comida afetiva. São comidas que nos trazem conforto e bem estar, promovendo aquela sensação de que não estamos alimentando apenas o corpo, mas também a alma.

Seja o bolinho de chuva que a sua avó fazia para o lanche da tarde, o bolo de aniversário daquela festinha do seu amiguinho da escola ou a deliciosa macarronada que sua mãe fazia aos domingos, todas elas trazem a lembrança de um momento especial da sua vida, em que a comida fez parte de modo único, conectando você a pessoas e momentos essenciais para a sua formação.

O conceito de comida afetiva, nos faz lembrar que a comida é muito mais que um monte de nutrientes. Claro que é sempre muito importante termos informações sobre o que compõe os alimentos e assim fazer escolhas mais conscientes e saudáveis, mas não podemos ver a comida apenas com a função de nutrir. É necessário ter prazer ao escolher, preparar e comer os alimentos, pois como já dissemos aqui, a comida e o comer tem diversas funções em nossas vidas. 

Este conceito também traz de volta a importância da simplicidade e do básico, nos fazendo lembrar que não é necessário comidas muito luxuosas para nos satisfazer de verdade. Um arroz com feijão bem feito, bem temperados com alho e cebola (quem se lembra do cheirinho desses temperos que invadiam a casa na hora do almoço?! humm 😋) já são suficientes.

Conecte-se com a comida e aproveite seus sabores, texturas, aromas, o local e as pessoas que estiverem com você no momento de comer, são esses momentos que trarão à você conforto e bem-estar 💕 Ahh separamos aqui algumas receitinhas no estilo comfort food , mas com o toque mãe-terráqueo, dá uma olhada: Bolinho de Chuva à la Mãe Terra, Bolo de Milho com Chia, Bolo de Banana com Castanhas e Canela, Quinoa Doce, Creme de Mandioquinha com Remix Sementes, Feijão Orgânico Turbinado.