Montar a lancheira da criançada requer criatividade, afinal, os pequenos precisam desde cedo de estímulo para consumir uma alimentação variada, conhecer novos sabores e se habituarem ao consumo de alimentos mais saudáveis.

É importante lembrar que a lancheira deve conter alimentos que representem os seguintes grupos alimentares:

- Energéticos: aqueles que oferecem em sua maior parte os carboidratos, como pães, biscoitos, bolos – dê preferência sempre aos integrais;

- Construtores: aqueles que oferecem as proteínas, como leguminosas e sementes;

- Reguladores: aqueles que oferecem principalmente vitaminas e minerais, como frutas e hortaliças, muitas vezes o mais difícil de agradar o paladar da criançada.

E para te ajudar nessa missão, separamos 7 dicas para você montar a lancheira do seu pequeno, garantindo sabor e nutrientes essenciais ao seu desenvolvimento:

1 – Formatos divertidos

Utilize cortadores em formatos divertidos como estrela, coração e carrinho, para legumes e frutas. Assim os alimentos ficam mais atrativos e chamam a atenção das crianças.

2 – Mais legumes e verduras

Adicione legumes e verduras em patês e bolinhos. É uma maneira de garantir um colorido a mais na lancheira e habituar seu filho a novos sabores. Aproveite para utilizar os talos, folhas e cascas nessas preparações e evitar o desperdício.

3 – Sabores preferidos com vegetais

Experimente incluir vegetais nos sucos, combinando sabores que a criança já gosta de consumir, como: suco de laranja com beterraba, suco de maracujá com couve e suco de abacaxi com cenoura.

4 – De carinha nova

Faça carinhas e desenhos na casca da banana com caneta permanente:

 

Foto: Pinterest
                                                            Fonte: Pinterest

Cada banana terá uma expressão diferente para cada dia da semana e pode combinar com o humor da criança. Uma oportunidade para incentivá-las também a falar sobre o que está sentindo 😊.

5 – Novos formatos e preparo

Varie as formas de preparo. Isso significa dar oportunidade para a criança experimentar diferentes sabores de um mesmo alimento: se um dia você colocou cenoura crua, no outro faça chips de cenoura.

6 – Caprichando na louça

Tudo que envolve a refeição importa e para as crianças não é diferente. Invista em potinhos coloridos, guardanapos divertidos e talheres adequados ao tamanho da criança. Afinal, esses elementos também despertam a atenção ao comer e torna essa experiência ainda melhor 😋💕.

7 – Mão na massa

Leve as crianças para a cozinha com você! Quando elas colocam a mão na massa e conhecem um pouquinho mais dos alimentos, ficam muito mais interessadas em experimentar 🤓.

Nós sabemos que mesmo com planejamento e organização, às vezes é necessário contar com alimentos prontos para complementar a lancheira, não é verdade?! E, quando isso acontecer, prefira aqueles que utilizem ingredientes naturais, orgânicos e integrais, como os Biscoitos Integrais e Orgânicos Zooreta e a Granola Kids Zooreta. Sempre com moderação e combinados com outros alimentos naturais 😉.