No Brasil desperdiçamos cerca de 30% dos alimentos produzidos. 16% são desperdiçados nas fases iniciais de cultivo (manipulação, pós-colheita e armazenamento) e 14% dos alimentos são desperdiçados nas fases de processamento, distribuição e consumo. 

Além disso, você sabia que 10% da produção de frutas e legumes, por nascerem fora do padrão estético, são rejeitados pelo varejo e consumidor? 

Nós acreditamos que a mudança começa pelo nosso prato e que juntos podemos fazer a diferença que queremos ver no mundo! Vamos?

ZERO DESPERDÍCIO

Aproveite 100% dos alimentos! Muitas vezes desperdiçamos partes dos alimentos que poderiam ser usadas em diversas preparações. Cascas, talos e sementes são ricos em nutrientes, por isso podem (e devem) ser incluídos em nossa alimentação. Além de aumentar o valor nutritivo das suas receitas, você colabora com a redução do lixo orgânico. Vale lembrar que para aproveitar o alimento integralmente, é essencial a correta higienização com hipoclorito de sódio antes de usar.

O QUE FAZER COM AS SOBRAS DOS ALIMENTOS?

Nossa nutricionista Tati dá algumas dicas do que fazer com as sobras dos alimentos:

BANANA

POLPA: pode usar em bolos, doces, com cereais integrais (aveia, quinoa...), saladas de frutas, vitaminas e assada com canela 

CASCA: massas de bolos, recheios, massas de tortas e brigadeiro

ABÓBORA

POLPA: assada, em purês, sopas, recheios, e até com feijão 

CASCA: pode ser consumida com a polpa (não descascar), em sopas, assada com ervas, massas de panquecas e tortas, e até picadinha em arroz de forno 

SEMENTES: assadas com ervas, no molho pesto, triturada com outras sementes pra fazer uma farofa, pra cobrir pães e tortas (colocar antes de assar) 

SALSINHA

FOLHAS: temperos em diversos pratos salgados, em sucos, em massas de panquecas e tortas 

TALOS: massas de tortas e bolinhos, suco verde, recheios e farofas 

COUVE

FOLHAS: refogada, em sucos, recheios e na saladinha 

TALOS: farofas, no feijão, em sucos, recheios de tortas e em bolinhos de arroz 

MELANCIA 

POLPA: pra fazer sucos e doces 

ENTRECASCA: cocada, molho de tomate, refogado com legumes e até beijinho 

ABACAXI

POLPA: pra comer na salada de frutas, em sucos e em doces 

CASCA: cocada, beijinho, sucos, suco pra substituir líquido em receitas de pães e bolos