Já faz um tempinho que você tenta substituir a farinha branca da sua alimentação, mas não consegue? Veja essas 7 dicas de como substituir grãos refinados por grão integrais:

1. Substitua o arroz branco por arroz integral e inclua sementes e castanhas para deixar ainda mais nutritivo e saboroso. Para começar, você pode colocar meio a meio de arroz integral e branco ou mesmo alternar os dias da semana para não enjoar.

2. Troque o macarrão branco por uma massa integral, faça um molho caseiro e não esqueça do manjericão fresco.

3. Troque os biscoitos refinados por biscoitos integrais (em que a farinha integral seja o primeiro ingrediente) e, mesmo assim, consuma com moderação, alterando com opções frescas, como frutas e vegetais.

4. Substitua o pão branco por pão integral ou por frutas com aveia/quinoa/amaranto em flocos

5. Substitua a torrada de farinha branca por mingau de aveia/quinoa ou salada de frutas com mix de cereais integrais (aveia, quinoa, amaranto) e frutas secas

6. Inclua aveia, quinoa, amaranto, farinha de trigo integral em receitas de panquecas, pães, bolos e massas em geral. Na maioria das receitas, dá para substituir até 100% da farinha branca por integral.

7. Inclua sementes e cereais integrais na salada, como aveia integral, trigo integral, cevadinha, gergelim, linhaça, chia.