Projeto Sementes convida escolas e educadores a implementar educação alimentar e sustentável através de horta pedagógica

A iniciativa tem o objetivo de democratizar o conhecimento sobre agroecologia e alimentação orgânica no Brasil, inspirando a curiosidade e incentivando a proteção da natureza

Apoiado por Mãe Terra, marca de alimentos naturais e orgânicos, o Projeto Sementes usa hortas pedagógicas para aproximar os jovens da natureza, levando educação alimentar e sobre sustentabilidade para escolas em todo Brasil. O objetivo é democratizar o acesso ao conhecimento sobre o potencial pedagógico das hortas agroecológicas na construção de um futuro melhor para nossas crianças e para o planeta, inspirando comunidades escolares a abraçarem a iniciativa. O projeto foi idealizado pela Escola Municipal Des. Amorim Lima, em São Paulo, com o apoio do Pé de Feijão e Mar Bravo, em conjunto com a marca.

O Projeto Sementes oferece para educadores de todo Brasil materiais de apoio como: o Manual da Horta Escolar, que traz o passo a passo para a implantação de uma horta escolar em diferentes contexto; o Caderno de Apoio aos Educadores, que traz a  base teórica necessária para que os educadores se sintam seguros para trazer os temas para os estudantes, além de diversas atividades; e videoaulas temáticas para toda a rede pública, que trabalham temas como horta, alimentação, compostagem e resíduos, compreensão do sistema alimentar. Tudo isso de forma 100% gratuita, através do site www.projetosementes.com.

Pessoas em um parque

O projeto faz parte da plataforma de impacto social da marca, que tem como princípio a valorização dos alimentos com ingredientes naturais e orgânicos. “Acreditamos que a mudança começa pelo nosso prato, o que comemos importa e alimenta a mudança na nossa saúde e no mundo. Por isso, queremos plantar uma semente positiva nas nossas crianças para que tenham um futuro mais saudável e sustentável, criando uma relação de afeto e sabedoria com os alimentos. O Projeto Sementes vai além da horta, despertando a curiosidade das crianças sobre como o alimento é produzido e esse carinho e cuidado pela natureza”, afirma Isis Bialoskorski, gerente de marketing de Mãe Terra.