Já percebeu que em algumas refeições é mais fácil cairmos na tentação de consumir alimentos com excesso de gordura e açúcar? Na hora de fazer aquele lanchinho no meio da manhã ou da tarde é muito mais fácil nos rendermos ao biscoito recheado ou ao chocolate, não é verdade?

Mas, com um pouquinho de planejamento e organização, você consegue montar lanches saudáveis, práticos, saborosos e nutritivos para a semana toda. Dá uma olhadinha nessas dicas das nossas nutricionistas .

O que comer nos lanches?

Tenha sempre na geladeira frutas e legumes higienizados, como maçãs, uvas, tomates cereja e cenouras (cortadas em palitinhos). Assim, fica mais fácil colocar em potinhos na noite anterior e levar com você no dia seguinte.

Outra opção é separar uma porção de mix de castanhas e frutas secas. Essa combinação fornece quantidades elevadas de vitaminas, minerais e fibras. Além de deliciosa, essa misturinha adoça seu dia na medida certa. Claro que não podemos deixar de dizer que temos uma linha chamada Remix, que a gente tem muito orgulho, pois são 5 opções de snacks de bolso com castanhas, sementes e frutas secas que dão uma super ajuda nessa tarefa de fazer um lanchinho saudável.

Ao optar por alimentos prontos, dê preferência aqueles menos processados e que contenham ingredientes naturais, integrais e orgânicos. Aqui na Mãe Terra, nós temos diversas opções de snacks que podem fazer parte do seu lanche de maneira muito saborosa e nutritiva, como: RemixBiscoitos TribosNuChips e Mini Cookies. Todos livres de agrotóxicos e pozinhos artificiais. Você ainda pode (e deve) combiná-los com frutas e outros alimentos frescos.

Além disso, inclua iogurtes (de preferência de origem vegetal) para os momentos do lanche. São opções práticas, leves e garantem sensação de saciedade. Procure escolher os iogurtes com uma lista de ingredientes simples, com poucos itens e de origem natural.

JPEG - Lanches Saudáveis

 

Como fazer um lanche saudável (e saboroso)?

Colocar a mão na massa também é uma ótima opção hora de preparar os lanchinhos. Escolha receitas práticas e que rendam mais de uma porção por preparo, como bolos e tortas integrais. Além de compartilhar com sua família e amigos em um momento super gostoso, você ainda garante alguns pedaços para o seu lanche durante a semana. Se necessário, você também pode congelar que dá super certo!

Pastinhas e geleias são coringas para acompanhar o pãozinho ou biscoito integral e palitinhos de vegetais. No caso das geleias, escolha sempre aquelas compostas apenas por frutas e, para as pastinhas, escolha aquelas feitas com grãos, leguminosas e sementes. Dá uma olhadinha nessa receita de Pasta de Semente de Girassol e Homus que você prepara rapidinho e são muito saborosas.

 

JPEG - Lanches Saudáveis

 

Como variar os sabores?

Que tal dar uma chance a frutas que nem sempre incluímos nesses momentos? O coco, por exemplo, que é muito usado em preparações como bolos e sobremesas, também é uma ótima opção para os lanches, pois garante saciedade por mais tempo e estimula a mastigação. Corte o coco em lascas e aproveite! Só não exagere na quantidade, pois o coco tem teor elevado de gorduras. Uma porção de 20g, ou 1 colher de sopa, é suficiente.

Outra forma de variar os sabores é mudar o modo de preparo de alimentos que são nossos velhos conhecidos, como os chips de legumes. Experimente com cenoura, abobrinha, beterraba e couve.

Os lanches são uma mão na roda para matar aquela fominha entre as refeições, ou até mesmo para encerrar a noite naqueles dias em que você preferiu não jantar. Por isso, varie as opções e garanta sempre muuuito sabor e nutrição para esses momentos do dia, indispensáveis para recarregar as energias do corpo e da mente