Você sabia que muitos produtos chamados de “integrais” usam farinha de trigo reconstituída, só pra durarem mais na dispensa, e por isso, não são integrais de verdade, nem preservam todos os benefícios dos grãos integrais? 

Todo grão integral é composto de 3 partes: o farelo (casca fina e comestível), o endosperma (amido, parte que fornece carboidratos) e o gérmen (parte que dá origem a uma nova planta). Os grãos e farinhas refinadas, como o arroz branco e a farinha de trigo branca, são polidos e perdem o farelo e o gérmen, que são as partes mais nutritivas do grão, ricas em fibras, minerais, vitaminas e antioxidantes.

Quando você come produtos refinados está deixando de consumir diversos nutrientes essenciais para o funcionamento do corpo e eles vão fazer falta, contribuindo para doenças, cansaço, mal estar, desânimo, e vários outros sintomas indesejáveis.

Entenda melhor a diferença entre as farinhas:

FARINHA DE TRIGO REFINADA (conhecida como farinha “branca”): obtida do grão já descascado, sem o farelo e o gérmen. Concentra apenas o amido do grão, que é pobre em nutrientes. Do refinamento, surgem 2 subprodutos: gérmen de trigo e farelo de trigo. Para ficar branquinha e mascarar a má qualidade do trigo, em muitos casos são utilizados diversos compostos químicos artificiais, chamados de melhoradores.

FARINHA DE TRIGO “INTEGRAL” RECONSTITUÍDA: é produzida a partir da mistura da farinha de trigo refinada (ou “branca”) com o farelo de trigo e não é integral de verdade, pois não contém o gérmen, parte nutritiva do grão. De acordo com a nossa legislação, ela pode ser rotulada como farinha integral, porém não é integral de verdade, pois não contém todas as partes. A maioria das indústrias opta por esse tipo, pois como tem menos nutrientes, possui maior prazo de validade.

FARINHA DE TRIGO 100% INTEGRAL DE VERDADE: na Mãe Terra, a nossa farinha é obtida da moagem do grão inteirinho, preservando todas suas partes e nutrientes. Mantém o gérmen e o farelo, partes que concentram fibras, proteínas, minerais, vitaminas e antioxidantes!

Nossos produtos são integrais de verdade, pois moemos nossa própria farinha e conseguimos garantir que ela preserve ao máximo todos os nutrientes presentes originalmente no grão de trigo integral. Para ter certeza que está consumindo farinha integral de verdade, dê preferência a marcas e produtos que você confia. Alimentos de farinha 100% integral nutrem o corpo e cuidam da sua saúde, contando pontos para uma vida mais saudável.