Muitas pessoas acham salada sem graça e tem muita dificuldade de inclui-las nas refeições do dia a dia. Mas, muitas vezes, isso acontece porque escolhem sempre as mesmas verduras e legumes e não adicionam molhos e sementes que deixam a salada muuuito mais saborosa e cheia de vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais para a nossa saúde. Dá uma olhada no que não pode faltar na sua salada mais gostosa:

Folhas

Aqui o que vale é a diversidade! As coloridas possuem nutrientes diferentes e garantem variedade de sabor e textura. O que não falta é opção: alface roxa, repolho roxo, repolho branco, acelga, alface mimosa, radicchio, endívia, rúcula, agrião, folhas de beterrabas, ramas de cenoura.

Legumes

Escolha pelo menos 4 diferentes, como tomatinhos, cenoura, pepino, beterraba, brócolis, couve-flor, chuchu, abobrinha, vagem, palmito.

Grãos

São ricos em proteínas e fibras. Prefira sempre os integrais: grão de bico, ervilhas, lentilhas, quinoa, feijões, aveia.

Sementes e Castanhas

Dão um toque especial em qualquer combinação: linhaça, chia, girassol, abóbora, gergelim, castanhas, nozes. Experimente tostar as castanhas em frigideira (sem óleo) elas ficam crocantes e ainda mais gostosas! Além disso, você também pode utilizar algumas sementes para fazer “Temperos Mágicos” como esse:

Gersal

Ingredientes

• 1/2 xícara de chá de Gergelim Integral Mãe Terra

• 1/2 colher de chá de Sal Maríssimo Mãe Terra

Como fazer:

1. Em uma frigideira coloque o sal e o gergelim e leve a fogo baixo, mexendo sempre por aproximadamente 5 minutos.

2. Coloque a mistura ainda quente no liquidificador e triture até obter a textura desejada.

3. Espere esfriar e armazene em potes de vidro. Utilize para substituir o sal nas preparações.

Dica: Você pode substituir o gergelim por Sementes de Linhaça Dourada ou Marrom Mãe terra

Molho

Com ingredientes naturais como alho, cebola, azeite, suco de limão, laranja ou maracujá, óleo de linhaça ou castanhas, ervas frescas (manjericão, hortelã, orégano), abacate (dá cremosidade), vinagre balsâmico, azeitonas, alcaparras, molho de mostarda e melado de cana você faz um belo molho. Dá uma olhada nessa receita de Molho de Manjericão.

A combinação desses elementos, deixa a salada muuuito mais gostosa, colorida e repleta de texturas agradáveis.

E aí? Que tal começar o almoço ou o jantar com uma bela salada? Essa é a entrada perfeita para garantir a saciedade na medida para não exagerar no prato principal 😉.