O arroz integral preserva o farelo e o gérmen do grão (as partes mais nutritivas do grão), e assim garante 70% mais fibras, 3 vezes mais ferro, 5 vezes mais potássio e 2 vezes mais manganês, além de muito, mas muito mais magnésio (29 vezes, pra sermos exatos).

E essa é a grande diferença entre matar a fome e realmente nutrir seu corpo. Nosso corpo não precisa só de calorias (que é só o que você obtém do arroz branco), precisa de nutrientes e você consegue muitos deles ao fazer essa troca simples no dia a dia. Deficiências nutricionais aparecem quando consumimos apenas alimentos refinados, como arroz branco e farinha branca e, sem esses nutrientes, o nosso corpo não funciona como deveria.


OS DIFERENTES TIPOS DE ARROZ

O arroz está presente na mesa de 10 a cada 10 brasileiros! Mas na hora de escolher, surge aquela dúvida... Arroz branco ou integral? Integral longo ou Cateto? Qual é melhor?

 

Entenda melhor a diferença:

Refinado (também chamado de “branco”):

Passa por processo industrial que remove o farelo e o gérmen do grão (camadas mais nutritivas). Ele é basicamente rico em carboidratos e pobre em nutrientes

Integral longo

Grão inteiro, na sua forma mais nutritiva: contém fibras, proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes

Cateto integral

Assim como o integral longo, também preserva todas as partes nutritivas do grão. Ele é um grão menor e tem uma textura mais firme, ideal para risotos. 

Cateto com vermelho integral

Além de nutritivo (como o integral longo), dá um toque charmoso e deixa qualquer prato ainda mais atraente


COMO FAZER O MELHOR ARROZ INTEGRAL?

Fazer um bom arroz integral não tem erro, mas alguns detalhes são importantes para o seu sucesso na cozinha. Como ele preserva o farelo do grão (casca fina e comestível), precisa de um pouco mais de água e tempo para cozinhar.

Para cada xícara de chá de arroz cru, adicione 2 ½ xícaras de chá de água morna.

Ingredientes 

- 1 xícara de chá de Arroz Integral Mãe Terra

- 1 ½ xícara de chá de água morna

- 1 colher de chá de Sal Mariíssimo Mãe Terra

- ½ unidade de cebola picada

- 1 dente de alho picado

- 1 colher de sopa de azeite de oliva

 

Como preparar?

Refogue o alho e a cebola no azeite, em fogo médio. Acrescente o arroz cru e refogue por 1 minuto. Acrescente a água e deixe ferver até secar por completo. Quando secar, tampe, desligue o fogo e deixe finalizar o cozimento por 5 minutos.