Os grãos integrais são mais nutritivos! E é disso que realmente precisamos para ter mais vitalidade, pois esses benditos nutrientes fazem nossas células funcionarem direito e isso contribui para ter uma saúde mais forte e menos encrencas ao longo da vida. 

Ao trocar um alimento refinado por sua versão inteirinha, de corpo e alma, você consome, em média, 300% mais vitaminas e minerais, o que significa manter o seu corpo alimentado de verdade e funcionando como deve. Sem falar no teor mais elevado de antioxidantes e fibras.

Consumir grãos integrais regularmente auxilia a reduzir suas chances de desenvolver problemas de saúde, como doenças cardiovasculares e câncer (as duas principais doenças dos dias de hoje, diga-se de passagem), além de contribuir para a adequada função intestinal, imunidade, bem-estar mental, emagrecimento e controle do peso.

Com um intestino regulado, você já garante uma barreira íntegra contra invasores, produção adequada de neurotransmissores, regulação do colesterol, absorção de nutrientes, dentre diversos outros benefícios. Os compostos antioxidantes e nutrientes presentes nos grãos integrais equilibram processos oxidativos (combatendo radicais livres em excesso) e inflamatórios do nosso organismo, dois pilares primordiais para manutenção da saúde, pois excesso de oxidação e inflamação estão por trás da maioria das doenças que nos afetam hoje em dia. 

Para garantir os benefícios dos grãos integrais, a recomendação é consumir 3 a 5 porções por dia e para você ter noção de quanto é isso, veja a listinha que nossa nutricionista Tati elaborou para nos ajudar:

1 porção é igual a:

  • Arroz integral cozido: ½ xícara de chá (90g)
  • Quinoa cozida: ½ xícara de chá (90g)
  • Aveia em flocos: 2 colheres de sopa (30g)
  • Painço cozido: ½ xícara de chá (90g) 
  • Quinoa em flocos: 2 colheres de sopa (30g)
  • Macarrão integral cozido: 1/3 prato (90g)
  • Pão integral: 1 fatia
  • Bolinho integral: 1 unidade pequena (30g)