COMER GRANOLA FAZ BEM?

Sempre que falamos de algum alimento surge aquela clássica dúvida: mas será que isso faz bem mesmo para a saúde? E com certeza você já deve ter feito essa pergunta em relação a granola, afinal, ela é sempre associada a alimentação saudável e a diversos benefícios para a saúde. Mas será que ela é tudo isso mesmo? Composta basicamente por cereais integrais, sementes, castanhas e frutas, a granola é realmente tudo isso e muito mais .

E nós, mãe-terráqueos, temos propriedade para falar do assunto, por isso, respondemos as 7 perguntas mais comuns sobre granolas para você incluir de vez essas delícias na sua alimentação.


1. Do que são feitas as Granolas Mãe Terra?

A base das nossas granolas são os cereais integrais de verdade, ou seja, utilizamos o grão inteirinho (farelo, endosperma e gérmen) da aveia, milho, arroz, trigo e quinoa, preservando ao máximo suas vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes.

Além disso, adicionamos sementes de chia, linhaça e gergelim, aumentando a variedade nutricional das granolas contribuindo com ômega 3, fibras e magnésio.

As castanhas e frutas, dão aqueeela crocância e sabor inconfundíveis, além de nutrientes como zinco e selênio. O açúcar também faz parte da nossa granola, ele é responsável pelo sabor docinho (na medida) e também é fundamental para a cor e textura (sem ele, não faz “croc”). Ahh e aqui só tem ingredientes naturais, nada de pozinhos artificiais.

 

2. Quais os benefícios das granolas?

Os cereais integrais são ricos em nutrientes importantes para a saúde, como vitaminas do complexo B, ferro, zinco, magnésio, fósforo, proteínas, carboidratos, fibras, além de antioxidantes (substâncias que protegem as células).

Por isso, o seu consumo está associado ao menor risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e câncer.

Além disso, as fibras presentes na granola promovem saciedade, auxiliam no controle da glicemia e redução do colesterol e junto com os antioxidantes, mantém o intestino saudável, por isso, capriche no consumo de água para a ajudar as fibras a fazerem o seu trabalho .

As sementes, castanhas e frutas presentes, também contribuem com minerais como zinco, selênio e magnésio, essenciais para a imunidade.

 

Granola

 

3. Granola ajuda a emagrecer?

Todos os alimentos quando consumidos em quantidade e frequência adequados, podem fazer parte da alimentação de quem quer emagrecer.

A granola Mãe Terra em especial é fonte de fibras que promovem saciedade, ou seja, faz com que você demore um pouco mais para ter fome, pois exigem mais tempo para serem digeridas, por isso, ela é associada a emagrecimento. Mas vale lembrar que é fundamental procurar um nutricionista para que ele te auxilie e oriente de forma individualizada nesse processo, tudo bem?!

 

Granola Cacau

 

4. Faz mal comer granola todo dia?

Por ter uma variedade importante de cereais, sementes e castanhas, a granola pode fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada, mas é importante se atentar a quantidade consumida (a recomendação é de 40g – ½ xícara de chá) e priorizar o seu consumo com outros alimentos fonte de proteínas como leite e iogurtes de origem vegetal e frutas da época ricas em vitaminas e minerais para deixar o seu café da manhã ou lanche ainda mais nutritivo.

Não esqueça que uma alimentação variada é fundamental para conseguirmos alcançar o consumo de todos os nutrientes necessários para a nossa saúde e ainda faz com que a gente conheça novos sabores .

 

5. Como eu posso consumir a granola no meu dia?

Como dissemos anteriormente, a base da granola é composta por cereais integrais, que além de fibras, vitaminas e minerais, fornecem boas quantidades de carboidratos, essenciais para o nosso corpo produzir energia.

Por isso, ao consumi-la no café da manhã ou lanche da tarde, você pode utiliza-la como substituta de outros alimentos ricos em carboidratos como pães, biscoitos, bolo, torradas e tapioca. Não esqueça de incluir frutas da época, leite e iogurtes vegetais para deixar a sua refeição ainda mais completa . Separamos nesse link algumas receitas e sugestões para você consumir a sua granola.

 

6. O que eu devo olhar para escolher a melhor granola?

Para fazer escolhas mais nutritivas é sempre importante ler e comparar as listas de ingredientes e as tabelas nutricionais.

Lembre-se que a lista de ingredientes é organizada em ordem decrescente, ou seja, os ingredientes presentes em maior quantidade aparecem primeiro, por isso, prefira aquelas que possuem no início da lista cereais integrais e sementes em grande variedade para obter o máximo de nutrientes. Já na tabela nutricional, fique de olho na quantidade de açúcar e gordura saturada (aquela que em excesso faz mal para a saúde do coração) para equilibrar o seu consumo com outros alimentos que farão parte do seu dia. Veja aqui as informações das nossas granolas ❤️

 

7. Por que consumir Granola Mãe Terra ajuda a alimentar a mudança?

Aqui na Mãe Terra nós priorizamos a utilização de ingredientes nativos do nosso Brasil que fazem parte de uma cadeia de produção justa e sustentável.

As castanhas e o cacau são produzidos por pequenos agricultores e dessa forma além de conseguirmos apoiar projetos sociais, mantemos a nossa floresta em pé.

Também estamos constantemente aumentando a nossa linha de orgânicos e a Granola Coco é um exemplo :)

Além disso, nossas granolas são veganas, livres de qualquer produto de origem animal, cuidando assim não só do nosso corpo, como também dos animais e do planeta. Cada pacotinho tem uma história incrível pra contar!

E aí, conta pra gente, você vai incluir a granola no seu dia a dia? 😃

 

Granola no Açaí