Em um mundo com um ritmo de vida cada vez mais acelerado e hiperconectado, não é difícil encontrar pessoas com ansiedade, ou seja, aquelas pessoas que sentem medo e preocupação excessiva com situações cotidianas. Aqui no Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 18,6 milhões de pessoas sofrem com este transtorno, o que coloca o país no primeiro lugar do ranking da ansiedade.
O acompanhamento com um profissional de saúde especializado é importante para controlar os sintomas e até mesmo medicamentos podem ser necessários. No entanto, a alimentação, associada a outros cuidados com o estilo de vida também podem ajudar, e muito, a amenizar os sintomas. Veja abaixo 7 trocas que você pode fazer pra já na sua rotina, para aliviar as crises e ter mais qualidade de vida:
1 – Chocolate ao leite por chocolate com alto teor de cacau (>70% cacau)
O cacau tem alto teor de triptofano (precursor da serotonina, responsável pela sensação de prazer) e é fonte de magnésio, mineral importante para o bem estar mental. No entanto, para aproveitar esse benefício é necessário consumir os chocolates com maior teor de cacau, já que o chocolate ao leite tem uma quantidade muito pequena de cacau, sendo composto na sua maior parte por açúcar e gordura.
2 – Bebidas lácteas por iogurtes naturais ou bebidas e alimentos fermentados (kefir, kombucha, kimchi)
O intestino é conhecido como o segundo cérebro e é responsável por 90% da produção de serotonina do nosso corpo. Os probióticos, que são bactérias com função benéfica para o intestino, além de serem primordiais para a imunidade, possuem função anti-inflamatória e contribuem para a saúde intestinal e, indiretamente, para o bem estar emocional. Dessa forma, os iogurtes e alimentos fermentados são muito mais vantajosos.
3 – Temperos industrializados por especiarias naturais
Na hora de dar aquele sabor às preparações, prefira os temperos naturais. A cúrcuma, por exemplo, possui um princípio ativo chamado curcumina, com poder anti-inflamatório, que pode auxiliar no controle do estresse mental, em associação a outros hábitos saudáveis. O louro é outro tempero que tem poder anti-inflamatório e pode auxiliar nesse processo.
4 – Pão branco por panqueca integral com chia
Além de aumentar o consumo de alimentos integrais, você ainda aproveita o benefício da chia, fonte de ômega 3, importante para a manutenção da saúde cerebral e sistema imunológico.
5 – Salgadinhos fritos por mix de sementes e castanhas
Na hora de fazer aquele lanchinho no meio da tarde, dê preferência a snacks de fontes naturais, como sementes de abóbora, girassol e castanhas. Além de deliciosas, são importantes fontes de ômega 3 e minerais como selênio e zinco, que possuem ação antioxidante, protegendo as células contra danos. O Remix Castanhas Brasileira e Sementes Mãe Terra tem a proporção perfeita desses ingredientes, você conhece? Clique aqui para saber mais. 😉
6 – Alimentos refinados por integrais
Digerido de forma mais lenta pelo corpo, os alimentos feitos com cereais integrais como arroz e aveia, mantém a concentração de açúcar no sangue equilibrada, fornecendo energia constante para o cérebro. Além disso, fornecem maiores quantidades de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, necessários para a produção de neurotransmissores, para a função digestiva, intestinal, e diversas outras tarefas do nosso corpo. E esse equilíbrio também ajuda a trazer tranquilidade para a mente.
7 – Chá mate por chá de camomila
Rica em flavonoides, não é de hoje que a camomila é conhecida pelo efeito calmante, bem como o chá das folhas de maracujá e de melissa. Aproveite para apreciar uma boa xícara desses chás em lugar calmo ou ouvindo uma boa música ☕.
E sempre que possível, reserve um tempinho para relaxar, fazer algo que você gosta, estar com pessoas que você ama 💚 e se conectar com a natureza🌱, pois também são excelentes medidas para aliviar os sintomas da ansiedade.