Sabemos que controlar a ingestão de açúcar não é uma tarefa fácil. Presente em diversas preparações e alimentos prontos, o açúcar além de fornecer o sabor doce, também confere textura e cor aos produtos. De acordo com o Ministério da Saúde, o brasileiro consome 50% a mais de açúcar do que o recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que é de 50 g por dia ou 4 colheres de sopa rasas, no máximo. Justamente por isso, em novembro de 2018, o Brasil se comprometeu a reduzir 144 mil toneladas de açúcar nos seguintes produtos industrializados: bolos, misturas para bolos, produtos lácteos, achocolatados, bebidas açucaradas e biscoitos recheados. O acordo foi assinado pelo Ministério da Saúde e as Associações do setor produtivo de alimentos, com o intuito de reduzir o aumento de doenças como diabetes, obesidade e hipertensão.

Para te ajudar nesta tarefa de reduzir o consumo de açúcar (sem deixar o sabor de lado), separamos 7 dicas infalíveis:

1 – Menos uma colherzinha por vez

Reduza a adição de açúcar em bebidas, como o cafezinho, suco ou chás consumidos ao longo do dia. Experimente fazer essa redução aos poucos, para que seu paladar se acostume com o sabor natural da bebida. Se você adiciona 2 colheres de chá de açúcar, experimente adicionar apenas 1, depois apenas ½ colher, e assim até que retire totalmente o açúcar. Mudanças de comportamento levam tempo, por isso para que seja consistente, é importante que essa mudança seja feita de forma gradativa. 😉

2 – De olho na lista de ingredientes

Leia atentamente a lista de ingredientes dos produtos prontos para o consumo. Lembre-se que a lista é escrita de forma decrescente, ou seja, do ingrediente presente em maior quantidade, para o que está em menor quantidade. Verifique também a quantidade de açúcar na tabela nutricional para fazer escolhas mais conscientes e atente-se para a porção recomendada na embalagem, evitando consumir além do indicado.

3 – Mais frutas e integrais

Ao consumir alimentos como biscoitos, cereais matinais, bolos ou sobremesas, prefira aqueles compostos por frutas, castanhas, farinhas e grãos integrais, pois eles contêm fibras que farão com que o açúcar seja absorvido de forma mais lenta. Aqui na Mãe Terra, nós priorizamos os grãos integrais de verdade, além da linha de ingredientes naturais, nossos Biscoitos e Granolas também são feitos com cereais integrais de verdade, fonte de fibras, vitaminas e minerais naturalmente presentes.

4 – Mais sabor e nutrientes

Utilize alimentos naturalmente doces para adoçar suas receitas como: purê de frutas (maçã, banana e manga), uvas passas, tâmaras, coco e leite de coco. Use também especiarias que ressaltam o sabor doce, como canela, noz moscada, erva-doce, capim-santo, cardamomo etc. Além de adoçar, você terá uma experiência ainda mais especial e aromática em suas receitas.

5 – Bora pra cozinha!

Sempre que possível, prepare as refeições em casa, pois assim você determina a quantidade de açúcar que vai acrescentar. A maior parte das refeições prontas podem ter mais açúcar do que deveriam e, muitas vezes, você não tem como saber essa informação. Se você nunca cozinhou, dá uma olhadinha aqui nessa receitas super fáceis de doces que separamos para você. 😉

6 – Fruta de sobremesa

Sim, fruta é sobremesa! Sempre que possível, priorize essas delícias da natureza após as refeições. Além de reduzir o consumo de açúcar adicionado, você garante maior saciedade e maior consumo de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Uma forma diferente de consumir frutas é salpica-las com Cacau 100% Puro Mãe Terra e canela para garantir um sabor ainda mais especial.

7 – Atenção às bebidas doces

Não deixe de observar o consumo de bebidas prontas açucaradas como refrigerantes, chás e bebidas lácteas. Prefira água ou sucos integrais, água de coco e iogurtes naturais sem açúcar. Nosso corpo não “percebe” tão bem a saciedade dos líquidos como dos alimentos sólidos, por isso, em geral, vale moderar o consumo de bebidas durante o dia. 

Viu só?! Com pequenas mudanças é possível reduzir o consumo de açúcar sem deixar de sentir o sabor doce que tanto gostamos ❤️.