Acreditamos que cuidar da nossa alimentação fortalece a imunidade natural do corpo, nutre a alma e pode cuidar do planeta! Nosso sistema imunológico é naturalmente poderoso, você sabia disso? Só que precisamos fazer a nossa parte para ajudá-lo! Veja 7 recomendações das nossas nutris para ativar a imunidade natural:

 

1. EQUILÍBRIO NO PRATO

Busque ter uma alimentação equilibrada e completa em todas refeições. Inclua no prato:

  • Grãos integrais como arroz integral, quinoa, aveia, painço
  • Leguminosas feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha
  • Frutas e hortaliças caqui, mexerica, banana, espinafre, quiabo, escarola etc.

Assim, você garante quantidades adequadas de carboidratos que fornecem energia às células de defesa, proteínas que colaboram na constituição dessas células, fibras  que são essenciais para a saúde do nosso intestino (que também atua como barreira de defesa) e  minerais e vitaminas variadas, como as do complexo B,  que estimulam a produção de anticorpos e auxiliam na absorção de nutrientes.

#FICAADICA: Dê preferência aos orgânicos sempre que possível.  Por serem livres de agrotóxicos, eles possuem maior quantidade de compostos bioativos, que auxiliam na prevenção de doenças e participam de uma variedade de funções no nosso organismo.

 

2. LANCHINHOS SAUDÁVEIS

Os lanchinhos feitos ao longo do dia também nos ajudam a dar aqueeele reforço no sistema imune: castanhas, frutas e vegetais, por exemplo, possuem poderosos nutrientes, como o selênio e o zinco presentes nas castanhas, que possuem poder antioxidante e auxiliam na produção e atividade das células de defesa.

#FICAADICA: que tal fazer palitinhos de vegetais pra comer com Homus feito de Grão-de-Bico Orgânico, rico em proteínas, inclusive um aminoácido chamado triptofano, precursor da serotonina, neurotransmissor responsável pelo bem estar.

 

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3. ALIMENTOS PODEROSOS

Sabia que as sementes como o gergelim, chia, linhaça e muitas outras são super concentradas em minerais, vitaminas, antioxidantes e ômega-3 que nosso sistema imune adora?

Outros alimentos também como as frutas cítricas (ricas em vitamina C), alho e cebola (possuem efeitos antibactericida e antioxidante), verduras escuras (fonte de cálcio e vitamina E), cogumelos (fonte de  proteínas e potássio), castanhas (ricas em selênio e magnésio) e gengibre também vão super bem pra ativar sua imunidade.

#FICAADICA: Que tal um chazinho ou suco natural com gengibre que é rico em compostos antioxidantes?

 

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4. CUIDADO COM OS EXCESSOS

O segredo está no equilíbrio em tudo não é mesmo?

Cuidado extra para a ingestão de bebidas alcóolicas: o álcool é um conhecido agressor do sistema de defesa. Ele desequilibra a ação dos anticorpos e diminui a concentração de nutrientes no organismo, entre eles o magnésio, importante para a produção e atividade das células de defesa.

Outros excessos que também podemos evitar são: de açúcar (principalmente o branco), sal e gorduras saturadas, responsáveis por causar doenças cardíacas e diabetes, que deixam o sistema imune mais vulnerável ao ataque de vírus e bactérias.

#FICAADICA: que tal experimentar novos sabores e substituir o óleo do dia a dia por azeite ou óleo de abacate? Ricos em gorduras monoinsaturadas (chamadas gorduras “boas”) são importantes para a absorção das  vitaminas A, D, E e K, indispensáveis para o funcionamento do sistema imunológico.

 

5. CORPO ATIVO E BEM HIDRATADO

O corpo foi feito para se mexer!

30 minutinhos de exercícios diários já são ótimos para fortalecimento dos ossos e músculos.

Sem falar que o sedentarismo prejudica a imunidade, além de contribuir para doenças, como obesidade, diabetes e doenças do coração.

Ah, não esqueça da hidratação! 2 litros de água por dia auxiliam na absorção e transporte de nutrientes, na respiração (pois dilui o muco), entre outras funções fundamentais do nosso corpo.

 

6. ALMA EM PAZ, MENTE SAUDÁVEL

Cuide também da sua saúde mental. O estresse emocional comprovadamente inibe nossas defesas e aumenta a chance de ficarmos doentes! O cultivo de pensamentos positivos ao longo do dia também podem colaborar para uma autoconfiança maior e um corpo mais forte e sadio.

Outro ponto importante é cuidarmos da nossa rotina do sono! Apesar da quantidade recomendada ser de 6 a 8 horas, o importante mesmo está na qualidade e não apenas na quantidade de horas. Se você tem dificuldade pra pegar no sono ou já acorda cansado, existem várias práticas de meditação que você pode fazer antes de dormir.

#FICAADICA: Que tal tomar um banho relaxante antes de dormir, com algumas gotinhas de óleo de lavanda no box? A lavanda possui efeitos calmantes e pode te ajudar a dormir melhor.

 

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7. ERA SOL O QUE ME FALTAVA!

Não esqueça do solzin diário! A maior fonte de vitamina D não é um alimento, mas sim, o sol. 15 minutinhos já faz toda diferença.

A vitamina D é super importante para a saúde dos ossos, pois ela auxilia na absorção de cálcio e fósforo, essenciais para a estrutura e densidade óssea. Além disso, ela também participa da produção de insulina pelo pâncreas e na regulação e ativação das células de defesa.

#FICAADICA: O excesso de vitamina D pode ser muito prejudicial à nossa saúde. Por isso, consulte um médico ou nutricionista para que ele indique a quantidade ideal para você ;)

 

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