Eles já foram por muito tempo simples acompanhamentos do nosso prato, mas hoje são as estrelas de diversas receitas. Os legumes e vegetais dão cor, sabor e nutrição às mais variadas receitas e ainda trazem praticidade ao dia a dia.

Ricos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, os legumes e vegetais fazem parte do grupo dos alimentos reguladores, isso porque esses nutrientes são indispensáveis para que todas as funções do organismo ocorram de forma eficiente.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda o consumo de 400 g ou 5 porções de frutas e hortaliças por dia para ingerirmos vitaminas, minerais e fibras em quantidades necessárias para a nossa saúde. E para te ajudar a alcançar essa meta diária, separamos 5 dicas para deixar o preparo dos legumes e vegetais mais simples e gostoso.

1 – Preparo básico

A forma mais simples e prática de preparar legumes e vegetais é fazer um bom refogado:

  • Em uma panela aqueça o azeite, alho e cebola e deixe dourar;
  • Adicione o legume ou vegetal de sua preferência (higienizado e cortado) e refogue por 3 a 5 minutos no máximo. Isso evita maiores perdas de nutrientes.

2 – Aquele toque de chef

Varie o corte dos legumes, pois ele influencia na textura. Ao mudar o corte dos alimentos, você descobre novos sabores, ainda mais usando ervas aromáticas e temperos. Inclua também sementes e castanhas trituradas ao seu refogado ou salada.

3 – Pulo do gato

Para ter os vegetais sempre à mão e evitar desperdícios, deixe as porções congeladas utilizando a técnica de branqueamento:

  • Corte os alimentos em pedaços médios ou pequenos;
  • Coloque-os na água fervente e assim que a água voltar a ferver, retire-os da água;
  • Imediatamente, coloque-os em uma tigela com água gelada e gelo por cerca de 2 minutos;
  • Escorra a água e coloque os alimentos em potes herméticos. Feche bem e leve ao freezer por até 3 meses;
  • Para descongelar, mergulhe em água fervente ou refogue diretamente na panela.

4 – Mais sabor e nutrição, por favor!

O cozimento a vapor é o que mais preserva os nutrientes dos alimentos. Para dar um toque especial, aromatize a água com louro, tomilho, manjericão, talos de salsinha, cebola, cravo, grãos de pimenta-do-reino, orégano etc. Solte sua imaginação.

5 – Quem guarda, tem!

As folhas frescas higienizadas e os vegetais após o cozimento devem ser armazenados em geladeira e a validade é de 3 dias. Para congelar, faça a técnica de branqueamento descrita acima e lembre-se de deixar o espaço de um dedo entre os legumes e a tampa. Armazene no freezer por até 90 dias.

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