Receitas Mãe Terra

Tortinha de Cacau Multigrãos

Por que não uma sobremesa de Páscoa saudável sem abrir mão do chocolate? Essa tortinha não leva creme de leite, leite condensado e, nem manteiga, diferente da maioria das receitas convencionais de tortas.

Tempo de preparo

40 min

Compartilhar

AddThis is disabled because of cookie consent

Print

Ingredientes

Massa

  • 1/2 xícara de chá de amêndoas, nozes ou castanhas (65g)
  • ¾ xícara de chá de tâmaras picadas ou uvas passas ou ameixas secas (100g)
  • 1/2 xícara de chá de Farinha de Linhaça Marrom ou Dourada Mãe Terra (40g)
  • 1/4 xícara de chá de Semente de Linhaça Marrom ou Dourada ou Gergelim Integral Mãe Terra (40g)
  • 2 colheres de sopa de óleo para ajudar a processar (se necessário)

Recheio

  • ¾ xícara de chá de tofu firme espremido (130g)
  • 1 ½ colher de sopa de Cacau em Pó 100% Puro Mãe Terra (8g)
  • 6 ½ colheres de sopa de melado de uva passa (80g) ou melado de cana ou açúcar mascavo
  • 70g de chocolate 70% cacau bem picado (para facilitar ao derreter)
  • 1 colher de chá rasa de canela em pó
  • 1 colher de chá rasa de raspas de limão
  • ¾ xícara de chá de água
  • Utensílio necessário: forminhas com fundo falso.

Modo de preparo

Massa

  1. Forre as forminhas com papel manteiga. Para ajudar a moldar o papel, molhe-o e retire o excesso de água espremendo delicadamente para não rasgar. Depois, forre as forminhas sem deixar formar bolhas de ar e passe óleo com um pincel. Se sua forminha for antiaderente, apenas unte com um pouco de óleo para garantir que não grude.

  2. Processe todos os ingredientes em um processador de alimentos até formar uma massa com um pouco de liga. Essa massa é mais soltinha, mas ao apertar com as mãos, ela vai dando liga. Vá forrando a forminha toda, apertando a massa contra o fundo e as paredes, até grudar bem. Deixe a massa grossinha, para ela segurar bem o recheio e não quebrar. Com os dedos, vá acertando até ficar forrada por igual. Quando assar, ela vai ficar firme.

  3. Leve para assar a 180°C por 15 a 20 minutos, ou até dourar levemente e ficar seca e com aspecto crocante. No meio do tempo, dê uma olhadinha e se o fundo estiver inflando, aperte com o garfo apenas uma vez para soltar o ar.

  4. Reserve.

Recheio

  1. Para fazer o melado de uvas passas, pique 1 xícara de chá de uvas e deixe hidratar em 1 xícara de chá de água quente por 4 horas. Depois, bata bem no processador até virar uma calda homogênea. Está pronto o melado.

  2. Para secar o tofu, envolva-o com um pano limpo e esprema o máximo que conseguir. Reserve.

  3. Em uma panela, leve ao fogo alto, o melado de passas, o cacau, a canela e a água. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e mexa sempre até a calda engrossar. Se você usar açúcar ou melado, faça a mesma coisa.

  4. Enquanto prepara a calda, derreta o chocolate picado em banho-maria ou no micro-ondas. No micro-ondas, coloque potência média e aqueça de 1 em 1 minuto até derreter por completo.

  5. No processador de alimentos, bata todos os ingredientes até formar um creme liso e homogêneo. Se você usar o melado de passa, as cascas não somem completamente, mas ficará praticamente liso também.

  6. Você pode consumir imediatamente ou levar para gelar por 2 horas antes de servir. Decore com frutas, castanhas ou mesmo com a farofinha da massa, se sobrar.

 
         

Receitas mãe-Terráqueas