Receitas Mãe Terra

Focaccia Vegana

De origem italiana, esta receita de Focaccia Vegana mantém a leveza e sabor característicos da preparação, livre de ingredientes de origem animal.

Tempo de preparo

1 h 30 min

Dificuldade

dificuldade média

Compartilhar

AddThis is disabled because of cookie consent

Print

Ingredientes

Esponja

  • 3/4 de xícara de chá de farinha de trigo integral e Orgânica Mãe Terra
  • 1/2 (5g) envelope de fermento biológico seco
  • 1 xícara de chá de água

Massa da Focaccia

  • 2 e 1/4 de xícara de chá de farinha de trigo integral e Orgânica Mãe Terra
  • 1 e 1/3 de xícara de chá de água
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de sopa de sal Maríssimo Mãe Terra
  • 2 linguiças veganas da Fazenda Futuro cortadas em fatias finas

Para a finalização da Focaccia

  • 1/2 xícara de chá de fubá integral orgânico Mãe Terra para polvilhar a assadeira
  • 3 linguiças veganas da Fazenda Futuro cortadas em fatias finas
  • 1/2 cebola roxa cortada em fatias finas
  • 1/2 maço de agrião (somente as folhas)
  • Maionese vegana

Modo de preparo

Esponja

  1. Misture os ingredientes da esponja em uma tigela pequena, cubra com o pano e deixe pré fermentar até dobrar de volume (cerca de 30 minutos).

Massa e Finalização da Focaccia

  1. Em uma tigela grande, misture a farinha com o sal, acrescente o azeite, a esponja e por último a água aos poucos até obter uma textura de purê (a quantidade de água pode variar, é importante que a massa nesse primeiro momento fique com um aspecto de purê e não de mingau. Não pode ser seca, deve ser bem pegajosa).

  2. Acrescente as linguiças em rodelas e misture bem.

  3. Cubra com o pano úmido e deixe descansar por 5 minutos. Repita esse passo mais 2 vezes.

  4. Descubra a massa e dessa vez, a massa já absorveu melhor a água, então com as mãos por baixo da massa, levante tudo para desgrudar da tigela e deixe as pontas dobrarem pra baixo da massa. Vire a tigela e faça isso dos lados também. Cubra novamente e deixe descansar mais 5 minutos.

  5. Repita o último passo mais 2 vezes.

  6. Por último, cuidadosamente retire a massa da tigela levantando e deixando o peso da própria massa esticar ela um pouco afim de obter uma forma mais retangular. Transfira para a assadeira polvilhada com fubá. Puxe as bordas da massa com cuidado para que fique no formato da assadeira (não precisa cobrir todo o fundo da assadeira, o formato desigual é característico).

  7. Com as pontas dos dedos, faça furos não muito profundos em toda a superfície da massa.

  8. Polvilhe uma pequena quantidade de sal de cozinha ou sal grosso, acomode as rodelas de linguiça da finalização afundando um pouquinho, coloque as fatias de cebola e cubra tudo com um fio generoso de azeite.

  9. Leve para assar em forno preaquecido a 200°C até crescer um pouco e começar a dourar (cerca de 10 minutos).

  10. Abra o forno e vire a assadeira para que asse por igual. Deixe até estar totalmente assada e dourada (cerca de 25 minutos).

  11. Retire do forno e regue com mais um fio generoso de azeite. Antes de servir finalize com as folhas de agrião e a maionese vegana.

1.	Cada farinha tem uma absorção de água diferente e fermenta em diferentes tempos de acordo com a temperatura e umidade ambiente. Por isso, a quantidade de água e o tempo de fermentação podem variar. É mais importante estar atento ao aspecto da massa do que se prender totalmente à receita.

2.	Você pode variar a cobertura da focaccia de acordo com seu gosto, como substituir o agrião por outras folhas e a maionese por outros molhos.

3.	Diferentes ervas também podem ser acrescidos na superfície antes de assar para agregar aromas e sabores. Alecrim é um clássico, mas sálvia, tomilho e orégano também combinam. Além de temperos como páprica e pimenta do reino.

Receitas mãe-Terráqueas