7 Princípios


7 Princípios Mãe Terra

 

Níveis moderados de sódio

Isso mesmo. Níveis moderados. Nem tanto ao céu, nem tanto à terra. Precisamos de sódio sim, todos os dias, mas o lance é que a maioria exagera na dose, e com esse exagero, também aumenta todo o dia o número de pessoas com pressão alta, doenças de coração, retenção de líquidos, problemas nos rins e (pasmem!), até diabetes tipo 2 (isso porque o sódio pode atrapalhar a chegada da glicose nas células)!


Então, como saber quanto consumir de sódio por dia?

Primeiro, é bom dizer que o sódio está em vários alimentos, especialmente no sal de cozinha e de alguns aditivos artificiais. Pra você ter uma ideia, se você consumir 1 colher de chá de sal em um dia inteiro (não mais do que isso), já garantiu todo sódio de que precisa (equivalente a 2.400 mg de sódio), segundo a Organização Mundial da Saúde.

E por falar em aditivos artificiais, é bom ficar de olho, pois o sódio muitas vezes vem disfarçado em produtos que a gente nem imagina, como esses:


Então, pra fechar, a dica é: leia o rótulo dos produtos antes de levá-los pra casa e evite os que vêm carregados de sal ou desses aditivos de que falamos aqui em cima. Dar preferência para os alimentos naturais e integrais ainda é (e sempre será) o melhor caminho...


Referências Bibliográficas:

1. Doenças crônico-degenerativas e obesidade: estratégia mundial sobre alimentação saudável, atividade física e saúde. Organização Panamericana da Saúde. Brasília, 2003 (disponível em http://www.opas.org.br/sistema/arquivos/d_cronic.pdf ).

2. LICHTENSTEIN, A.H. e col. Diet and Lifestyle Recommendations Revision 2006: a scientific statement from the American Heart Association Nutrition Committee. Circulation, v.114, p. 82-96, 2006.

3. CUPISTI, A. e col. Potential benefits of renal diets on cardiovascular risk factors in chronic kidney disease patients. Ren Fail, v. 29, n. 5, p, 529-534, 2007.

4. SACKS. F.M. e col. Effects on blood pressure of reduced dietary sodium and the Dietary Approaches to Stop Hypertension (DASH) diet. DASH-Sodium Collaborative Research Group. N Engl J Med, v. 344, n. 1, p. 3-10, 2001.

5. LOGAN, A.G. Dietary sodium intake and its relation to human health: a summary of the evidence. J Am Coll Nutr, v. 25, n. 3, p. 165-169, 2006.

6. FELDSTEIN, C.A. Salt intake, hypertension and diabetes mellitus. J Hum Hypertens, v. 16, n. 1, p. 48-51, 2002.

7. APPEL, L.J. e col. A clinical trial of the effects of dietary patterns on blood pressure. N Engl J Med, v. 336, n. 16, p. 1117-1123, 1997.

8. Food Additives (www.bysoft.com)

 

rodapeIMG