Guia de Vida Natural
Nutrição de Verdade

5 Alimentos Naturais para uma Pele de Pêssego nesse Verão

 

Viajar, tomar sol, ficar com aquele bronzeado bacana... é o sonho de quase todo ser humano brasileiro. Melhor ainda é poder pegar um bronze sem descuidar da pele. Para isso, nós temos alguns alimentos naturais bacanas. Dá uma olhada:

 

1 – Uva roxa: um protetor natural

A uva roxa ajuda a proteger a pele dos raios solares UV. Como? Com o resveratrol, uma substância que age como um protetor natural e está principalmente na semente e na casca da uva roxa.

 

2 – Ameixa: pra uma pele mais bonita

Essa frutinha preciosa contém flavonóides que deixam a pele mais bonita e saudável porque neutralizam os efeitos dos radicais livres. Ela também contém cobre, que participa da formação do colágeno (responsável pela sustentação à pele).

 

3 – Chá verde: o herói da vez!

Ele vem lotado de polifenóis, que ajudam a evitar o envelhecimento precoce, mantendo a pele mais firme (pois preserva a estrutura do colágeno) ao mesmo tempo em que diminui o risco de câncer de pele.

 

4 – Betacaroteno: pra quem quer um bronzeado duradouro

A manga, assim como a cenoura, o tomate e a melancia são alimentos ricos em betacaroteno (que no organismo é transformado em vitamina A), importantíssimo na hora de manter o bronze por mais tempo e a pele com uma aparência naturalmente saudável.

 

5 – Sinal verde para as frutas vermelhas

As frutas de cor vermelha, como morango, amora, cereja e a framboesa, são ricas em cianidina e vitamina C, que formam um verdadeiro exército contra o envelhecimento precoce da pele.  Sem contar que elas também atuam na produção de colágeno.

 

É bom não esquecer que, muito mais importante do que colocá-los no cardápio só no verão, é tê-los o ano todo na nossa cozinha (aproveitem que moramos, “num país tropical, abençoado por Deus” – como já dizia Jorge - e cheio de frutas, verduras e legumes o ano todo!).

 

Ah, tome nota de outra coisa: não deixe de beber água! Sem ela, não há alimento que faça milagre com a pele. Além do fato de no calor perdermos muita água suando (o que é ótimo para refrescar e manter a temperatura do corpo, mas se a gente não souber repor essa perda, aí complica...). Tome pelo menos 2 litros de água mineral todo santo dia (se a meta parecer difícil talvez seja uma boa tentar aromatizar a água com cascas de frutas à sua escolha ou ervas como hortelã).

 

E pra encerrar a conversa sem perder a amizade dos nossos queridos dermatologistas, a gente não podia deixar de lembrar que nenhum desses cuidados substitui a importância de tomar sol nos horários certos (antes das 10h ou depois das 16h), sem dispensar o bom e velho protetor solar.


rodapeIMG