Guia de Vida Natural
Viver bem

Jovem por Mais Tempo com 10 Dicas Simples

 

É possível se manter jovem e saudável por mais tempo? Dá pra suavizar os sinais do tempo no nosso corpo e na pele e ainda manter a disposição lá em cima?

Esse é o tipo de pergunta que muita gente faz. E a resposta é... sim! Mas, claro, considerando que o envelhecimento é um processo natural do corpo - e longe de nós querer ir contra esse processo. Estamos falando que é possível (sim) amenizar os sinais do tempo e prevenir o tal do envelhecimento precoce através de hábitos saudáveis. Conheça agora algumas dicas bem simples que vão ajudar você a manter a saúde e a beleza natural do corpo por mais tempo.

 

1- PRATO COLORIDO, CORPO MAIS BONITO! Verduras, legumes e frutas frescas, de várias cores e tipos, são indispensáveis no nosso dia-a-dia. Isso porque junto com o belo colorido desses vegetais, nosso corpo ganha de brinde um monte de ANTIOXIDANTES NATURAIS QUE NEUTRALIZAM OS FAMOSOS RADICAIS LIVRES (que em excesso, causam envelhecimento precoce);

2- AÇÚCAR EM EXCESSO? FIQUE FORA DESSA!
O açúcar É UM DOS GRANDES RESPONSÁVEIS PELAS RUGAS que aparecem antes do tempo. Ele enrijece o colágeno da pele e com isso ela perde a elasticidade natural. Além disso, ele dificulta a renovação natural das nossas células; é como se elas ficassem “caramelizadas”, a ponto de não conseguirem se multiplicar e se renovar. Então a dica é evitar o excesso de açúcar (de qualquer tipo), e ao mesmo tempo tirar o máximo proveito do sabor docinho (e que faz bem) das frutas frescas e secas.

3- DÁ-LHE, CHÁ VERDE!
Ele é riquíssimo em CATEQUINAS, SÃO ANTIOXIDANTES NATURAIS PODEROSOS na hora de manter as defesas em dia e bloquear o envelhecimento precoce. Tome 1 a 2 xícaras por dia no café da manhã ou no intervalo das refeições (evite-o no fim do dia porque ele contém cafeína e por isso pode alterar o sono). De tempos em tempos, reveze o chá verde com outros como de passiflora, hortelã, gengibre e cavalinha.

4-
ROMÃ: Ô FRUTINHA PRECIOSA! Ela contém ÁCIDO ELÁGICO, IMPORTANTE NA HORA DE RENOVAR O COLÁGENO da pele. Resultado: pele saudável e naturalmente bonita por mais tempo!

5- COMER DEMAIS ENVELHECE.
Isso é o que muitos e muitos estudos internacionais já comprovaram. O excesso de calorias (principalmente das calorias vindas de alimentos que não são saudáveis) exige do corpo uma sobrecarga de energia imensa pra ele poder lidar com tudo isso. Com o passar dos anos, se isso se isso for um hábito, AS RESERVAS DE ENERGIA DO CORPO PODEM SE ESGOTAR E ELE VAI PERDENDO A VITALIDADE ANTES DA HORA. Os sinais disso geralmente vêm em forma de aumento de peso, falta de disposição, pele envelhecida antes do tempo... entre outras formas que o corpo tem de mostrar que recebe comida além da conta. Procure fazer refeições leves (a ponto de você sentir fome umas 3 horas depois), com alimentos naturais e integrais.

6- QUINUA PARA PREVENIR A FLACIDEZ. Falta de atividade física é um dos principais motivos da flacidez muscular, mas também não adianta fazê-la sem comer as fontes de proteínas que ajudam a manter os músculos em plena forma. A QUINUA É UMA DAS MELHORES FONTES DE PROTEÍNAS, importantes não só para os músculos, mas para manter as defesas do organismo em dia, e para os cabelos e as unhas crescerem fortes.

7- MUITA ÁGUA NESSA HORA! Mais da metade do nosso corpo é pura água. Sem ela, nosso organismo não faz bem nenhuma das atividades - pra você ter ideia, ELE NÃO CONSEGUE NEM MANTER O METABOLISMO E O PESO EM DIA SE A BENDITA ÁGUA FALTAR. Outro motivo pra não deixar que ela falte é que AS RUGAS APARECEM MAIS CEDO se o corpo fica desidratado. Por isso, garanta pelo menos 1,5 litro de água mineral todos os dias.


8-
UVA: PARA UMA PELE JOVEM POR MAIS TEMPO. A uva roxa é uma das grandes amigas da pele; ela contém RESVERATROL, QUE MANTÉM A ELASTICIDADE NATURAL DA PELE e funciona como um protetor solar natural contra os raios UV. Mas tem um detalhe: pra aproveitar esses benefícios, você deve comer principalmente a casca e a semente da uva fresca.

9- MOVIMENTE-SE. Assim como o sedentarismo faz envelhecer mais rápido, o excesso de atividade física também pode ser um gatilho pra isso acontecer, pois gera muitos radicais livres. Faça atividade física regularmente (3 ou 4 vezes por semana mais ou menos, com uns 60 minutos de duração) com orientação de um profissional.

10- FIQUE LONGE DOS VILÕES DA JUVENTUDE. Pra roubar a vitalidade do corpo, nada pior do que CIGARRO, BEBIDAS ALCOÓLICAS E OUTRAS DROGAS (lícitas e ilícitas), EXCESSO DE SOL E ESTRESSE. Então evite o fumo e o álcool, procure tomar sol até 10h da manhã ou depois das 16h (com protetor solar) e controle o estresse na medida do possível - momentos de lazer e descontração também são muito bem-vindos.


rodapeIMG