Guia de Vida Natural
Viver bem

Dicas Naturais pra Boa Memória

 

Tanta coisa pra lembrar, que tem hora que parece que “dá um branco”. E os principais vilões dessa história são o estresse e o monte de obrigações que a gente acumula no dia-a-dia. Mas a boa notícia é que os alimentos naturais podem dar uma turbinada na nossa memória. Dê uma olhada nessas dicas:




1 - MAIS ÔMEGA-3: 60% do nosso cérebro é formado por gorduras insaturadas, entre elas, o famoso ômega-3, encontrado na linhaça, na prímula e nos peixes;

2 - JÁ OUVIU FALAR DA COLINA? É uma substância que serve de matéria-prima para o nosso sistema nervoso produzir acetilcolina, substância que ajuda na memorização. Ela está na soja e nos ovos;

3 - NADA DE JEJUNS LONGOS. Quando ficamos por mais de 3 horas sem comer, a glicemia (glicose do sangue) cai muito. E o detalhe é que a glicose é a única fonte de energia para o cérebro desempenhar o seu papel direito, então já dá pra imaginar o que o jejum prolongado pode causar: além de fazer o cérebro sofrer o ataque de um monte de radicais livres, ele passa a funcionar bem devagar (e é aí onde a memória falha muitas vezes);

4 - APOSTE NOS GRÃOS INTEGRAIS. Além de fornecerem energia para o cérebro por mais tempo, eles têm vitaminas do complexo B e minerais (como o fósforo), que fazem o nosso sistema nervoso funcionar bem (inclusive na hora de memorizar). Arroz integral, feijão, grão de bico, lentilha, aveia, milho, trigo integral são ótimas opções;

5 - NÃO DEIXE FALTAR CROMO. Este mineral, presente em grãos como o trigo e o arroz integrais melhora a ação da insulina, o que é uma supervantagem não apenas para prevenir o diabetes, mas também para melhorar a ação da glicose (única fonte de energia do cérebro);

6 - PRESERVE SEU CÉREBRO DA MELHOR MANEIRA. Alimentos produtos refinados, ou mesmo os que têm gorduras trans e/ou aditivos artificiais, geram muitos radicais livres, que causam envelhecimento precoce do cérebro e de outras partes do corpo. Pra preservar melhor o cérebro e evitar esse problema, dê preferência para os alimentos naturais, fontes de antioxidantes (que combatem os radicais livres). Frutas, verduras e legumes frescos (de preferência, orgânicos) são ótimos pra isso!


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