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Olhar Parado no Computador Pode Virar Problema...

Hoje em dia é muito difícil encontrarmos alguém que não use um computador com freqüência. E isso não seria um problema, se soubéssemos usá-lo do jeito certo. O monitor (tela) em si não faz mal aos olhos, mas o fato de ficarmos muito tempo com o olhar parado ou num ambiente com iluminação errada pode causar um certo cansaço visual ou até mesmo a Síndrome da Visão do Usuário de Computador (ou CVS, do inglês Computer Vision Syndrome). Se você ainda não ouviu falar disso, é bom ficar de olho nessas dicas.

 

Talvez você já tenha visto alguém que, após horas na frente do computador, ficou com os olhos vermelhos, sentindo ardência, coceira, secura, sensibilidade à luz e outros incômodos. Isso acontece porque, quando ficamos por mais de 2 horas seguidas na frente do computador, os músculos dos olhos ficam tensos. Se você conhece alguém ou se você mesmo tem algum desses sintomas, o melhor é procurar um oftalmologista.

E a boa notícia é que, muito melhor do que tratar, nós podemos prevenir esse tipo de problema sem ter que abandonar pra sempre o computador. Comece reservando 5 minutos a cada hora que estiver em frente ao computador para relaxar os olhos. Isso já faz uma enorme diferença.

Outras dicas importantes para proteger os olhos são:

1. Lave os olhos regularmente: encha óculos de natação com soro fisiológico, encaixe nos olhos, vire a cabeça pra trás e pisque os olhos dentro do soro. E atenção: se você usa maquiagem, esse cuidado deve ser redobrado;

2. De frente para o sol, feche os olhos e vire a cabeça de um lado para o outro lentamente. Pare, pisque por cerca de 10 vezes sem olhar para o sol e repita o exercício por mais umas 4 vezes;

3. Tem um exercício bem divertido e importante. É o do relógio: imagine um relógio de ponteiro (analógico) gigante na sua frente. Inspire e, mexendo apenas os olhos, olhe para o ponteiro que marca 12h (olhe para cima); em seguida expire e olhe para o ponteiro marcando 6h (para baixo). Inspire novamente olhando para o que marca 3h (à direita) e expire, olhando para o que marca 9h (à esquerda). No final, faça uma volta completa no sentido horário e outra no anti-horário. Repita o exercício completo por 3 vezes, parando e piscando no intervalo, cada vez que completá-lo. Depois disso, aqueça a palma das mãos esfregando uma na outra e coloque em forma de concha sobre os olhos por alguns momentos;

4. De olhos fechados, respire imaginando que o ar entra pelos olhos e sai pelas narinas. Repita 5 vezes e faça tudo novamente imaginando que o ar faz o caminho inverso;

5. Compressas frias de chá de camomila ou rodelas de batata têm efeito calmante e são ótimos para olhos cansados. Então, procure reservar uns minutos no final do dia para esse descanso.

Fonte: http://relaxandonarede.blogspot.com/


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