Guia de Vida Natural
Viver bem

Autoconhecimento Também é Saúde

 

Quem é você? Se te fizerem essa pergunta, você sabe responder? Não vale falar sobre sua ocupação, seu nome, sua família ou de onde você veio. A pergunta é sobre quem você realmente é, seus gostos, suas vontades, suas impressões sobre o mundo, sua missão aqui... Infelizmente nem todo mundo sabe essas respostas, mas elas são importantíssimas na hora da gente se conhecer melhor e ter mais qualidade de vida.

 

É o autoconhecimento que equilibra e estabiliza nossas emoções. Nos conhecer de verdade faz a gente reagir melhor diante de fatores externos evitando desgastes, frustrações e ansiedade. O autoconhecimento nos mantém centrados, aumenta a auto-estima e nos deixa mais confiantes. É ele que nos permite identificar, aceitar, trabalhar e melhorar nossos pontos negativos, assim como ter a confiança necessária para ir em busca dos nossos sonhos e objetivos.

Geralmente as pessoas à nossa volta nos conhecem melhor do que nós mesmos e, se aceitamos essa situação, nos tornamos dependentes da aprovação e reconhecimento dos outros. Acabamos olhando mais para fora do que para dentro, nos preocupando mais com o que pensam de nós do que com nosso próprio julgamento. Desperdiçamos energia com isso e nos tornamos inseguros, vulneráveis e manipuláveis...

Basta observar como duas pessoas reagem à mesma situação de estresse. Quem se conhece melhor tem mais serenidade para avaliar e reagir de acordo com a situação, enquanto outra que não domina suas emoções se desespera e busca respostas à sua volta, quando elas estão no seu interior.

Existem várias formas de desenvolver o autoconhecimento: terapias convencionais e/ou alternativas, religiões, filosofias e até terapias corporais. O importante é se auto-observar e não sucumbir a opiniões externas. Conheça-se e procure agir com base neste autoconhecimento.

Pra começar, uma boa dica é fazer uma lista com seus pontos positivos e os"Não tão positivos assim". Foque sua mente nos pontos positivos que listou; aceite e trabalhe os que podem ser melhoradoss. O autoconhecimento é uma ferramenta importante para o bem-estar, que aumenta a auto-estima, equilibra as emoções, diminui a ansiedade, ajuda a dormir melhor, enfim, traz saúde e melhor qualidade de vida.

Fonte: http://relaxandonarede.blogspot.com/


rodapeIMG