Guia de Vida Natural
Nutrição de Verdade

O Cardápio Brasileiro Precisa Mudar

Até duas ou três décadas atrás, o prato típico do brasileiro era: arroz, feijão, legumes refogados, salada e um pouco de carne, peixe, frango ou ovo. Tudo fresquinho, feito em casa. A família se reunia à mesa e as refeições eram sempre temperadas com uma boa conversa.  Mas o tempo foi passando, o ritmo de vida acelerou em tudo, até na hora de comer, o que tem gerado muitos problemas. Conheça alguns hábitos de alimentação do brasileiro hoje que precisam melhorar*

 

Falta de combustível no café da manhã – Para 84% dos brasileiros, a primeira refeição do dia consiste apenas em pão francês com margarina ou manteiga e café e/ou leite. Entre os 16% que restam, boa parte não come nada até a hora do almoço. Só 0,2% fazem uma refeição saudável nesse horário, com vegetais e alimentos integrais e/ou orgânicos.

Almoço desequilibrado – 83% dos entrevistados almoçam fora de casa e comem apenas arroz (branco) com feijão e carne. Saladas e demais vegetais quase não aparecem.

Bomba calórica na sobremesa - Doces feitos com açúcar refinado e laticínios gordurosos fazem parte do cardápio de mais ou menos 85% das pessoas (o pudim é o campeão de prefência), enquanto as frutas são escolha só de 15%.

Jantar pesado repete o almoço - Mais da metade dos entrevistados repetem o prato do almoço no jantar, ou seja, de novo o arroz-com-feijão e carne vermelha, sem nenhum vegetal fresco.

Muitas horas em jejum - Mais de 80% dos brasileiros fazem por dia só três ou quatro refeições (café da manhã, almoço, jantar e, às vezes, um lanche à tarde). E, na hora do lanche, a escolha recai sobre alimentos refinados e gordurosos, como os produtos tipo fast food ou pizza.

Faltam fibras – Massas e cereais aparecem apenas na versão branca, sendo que as fibras são eliminadas no processo de refinamento.

Distrações pouco saudáveis - 69% dos brasileiros comem em frente à TV e outros 34% costumam discutir problemas durante as refeições.

 

* Fonte: Barbosa, L. Hábitos Alimentares. Toledo & Associados. São Paulo, 2006 (pesquisa realizada com 2.000 brasileiros).

rodapeIMG