Guia de Vida Natural
Viver bem

Be-a-Bá da Saúde: Manual Prático para o Dia-a-Dia

 

Há uns 2.500 anos atrás, o grego Hipócrates (pai da medicina) já dizia: “Faça do seu alimento o seu medicamento”. e a ciência hoje só comprova o quanto ele estava certo. Por isso, resolvemos comentar rapidamente sobre alguns problemas de saúde bem comuns hoje em dia, mostrando como os alimentos naturais podem ajudar a tratar e a preveni-los.

 

 

OBESIDADE

O QUE É?
Aumento exagerado do peso (e da gordura do corpo) que pode causar diabetes, problemas de coração, nas articulações, além de aumentar o risco de certos tipos de câncer. Os casos mais graves de obesidade podem levar à morte.

POR QUE APARECE?
Pelo consumo errado de alimentos, por problemas hormonais e emocionais, ou por certos medicamentos.

COMO A ALIMENTAÇÃO PODE AJUDAR?
Primeiro, corrigindo os hábitos de alimentação que podem ser melhorados. É bom dar preferência (sempre) para grãos integrais (arroz, quinua, amaranto, feijões, grão de bico etc), verduras, legumes e frutas (com casca, sempre que possível) que aumentam a sensação de saciedade. Também é importante evitar produtos refinados e/ou ricos em açúcar e gorduras.

 

ESTRESSE EMOCIONAL

O QUE É?
É a sobrecarga emocional acumulada por muito tempo. Pode diminuir a resistência (causando infecções, gripes freqüentes etc), levar à obesidade ou a muita perda de peso. Em casos mais graves gera depressão, síndrome do pânico ou, em situações extremas, ao suicídio.

POR QUE APARECE?
As pressões psicológicas intensas e a ansiedade prolongada junto com a falta de lazer fazem com que o corpo produza excesso de radicais livres e de hormônios do estresse como o cortisol.

COMO A ALIMENTAÇÃO PODE AJUDAR?
Os antioxidantes são importantes para neutralizar esses radicais livres e melhorar as defesas do organismo. Estão presentes, por exemplo, na soja e derivados, gérmen de trigo, uva, acerola, cebola, alho etc. Também é importante ter momentos de lazer e estar atento aos sintomas para procurar acompanhamento médico e/ou psicológico, se necessário.

 

PRISÃO DE VENTRE

O QUE É?
É a difuculdade de eliminar fezes que aparece com frequência.

POR QUE APARECE?
Alimentação ruim, estresse emocional, falta de atividade física, chegada da terceira idade e, no caso das mulheres, tensão pré-menstrual (TPM) e gestação.

COMO A ALIMENTAÇÃO PODE AJUDAR?
Consumir todos os dias alimentos ricos em fibras (grãos integrais, frutas com casca, saladas de folhas, farelos de aveia, de trigo, de arroz, linhaça) e bastante água (pelo menos 2 litros por dia). Em alguns casos, é importante ter acompanhamento nutricional clínico para saber se existe alguma sensibilidade específica a certo tipo de alimento.

 

ACNE

O QUE É?
Inflamação nos poros da pele causada pelo excesso de oleosidade.

POR QUE APARECE?
Alterações hormonais, mau funcionamento do intestino, alergia a alimentos, deficiências nutricionais (falta de zinco, ácido pantotênico, selênio, vitamina A, ômega-3, biotina, cobre, magnésio).

COMO A ALIMENTAÇÃO PODE AJUDAR?
Preferir grãos integrais (arroz, soja, quinua, feijões, aveia etc) e consumir linhaça, castanha do Pará, espinafre, banana e uva. Pode ser necessário ter acompanhamento com nutricionista clínico para descobrir se há alergia a algum alimento específico.

 

COLESTEROL ALTO

O QUE É?
Aumento principalmente do LDL-colesterol (lembrando que existem três tipos principais de colesterol: LDL, HDL e VLDL) que pode causar doenças cardíacas.

POR QUE APARECE?
Alto consumo de gorduras, principalmente as de carnes gordurosas, frituras, folheados, maionese, leite integral e derivados. Também pode aparecer por tendência genética ou por uso de certos medicamentos.

COMO A ALIMENTAÇÃO PODE AJUDAR?
Incluir na dieta farelo de aveia, maçã com casca, linhaça, azeite extra-virgem e alimentos integrais em geral. Também é importante evitar as fontes ruins de gorduras (comentadas mais acima).

 

DIABETES TIPO 2

O QUE É?

Produção insuficiente de insulina pelo pâncreas e/ou dificuldade do organismo para aproveitá-la da forma correta. Isso faz com que a glicose circule no sangue por mais tempo e em grande quantidade depóis de cada refeição, e pode causar muitos outros problemas.

POR QUE APARECE?
Se houver alguém na família com o mesmo problema, aumentam as chances, mas a alimentação errada (muito açúcar e alimentos refinados, feitos com farinha branca) é a causa principal. Excesso de peso e falta de atividade física regular também aumentam o risco.

COMO A ALIMENTAÇÃO PODE AJUDAR?
Evitar açúcar e refinados, consumir alimentos naturais e integrais.

 

ENVELHECIMENTO PRECOCE

O QUE É?
Diminuição da vitalidade, das defesas imunológicas e aparecimento de sinais do envelhecimento antes do esperado.

POR QUE APARECE?
O estresse emocional, a má alimentação, o sedentarismo ou a atividade física excessiva produzem muitos radicais livres que fazem o corpo envelhecer antes do tempo.

COMO A ALIMENTAÇÃO PODE AJUDAR?
Consumir alimentos com propriedades antioxidantes como frutas, verduras e legumes de várias cores (de preferência, orgânicos), grãos integrais, chá verde e gérmen de trigo.

 

PRESSÃO ALTA 

O QUE É?
É o aumento do esforço do coração para bombear e fazer o sangue circular.

POR QUE APARECE?
Principalmente por causa do excesso de sódio na alimentação (através do sal de cozinha, de aditivos artificiais como a sacarina sódica, o ciclamato de sódio e alguns realçadores artificiais de sabor). Também pode aparecer por falta de beber água suficiente no dia-a-dia.

COMO A ALIMENTAÇÃO PODE AJUDAR?
Reduzir o sal e outros produtos ricos em sódio
(adoçantes à base de sódio, temperos e molhos artificiais, sopas e macarrões instantâneos convencionais, salgadinhos tipo snacks etc). Tomar pelo menos 1,5 litro de água por dia.

 

INSÔNIA

O QUE É?
Dificuldade frequente para começar a dormir ou para se manter dormindo (sem acordar no meio da noite).

POR QUE APARECE?
Estresse emocional, falta de nutrientes na alimentação, entre outras causas.

COMO A ALIMENTAÇÃO PODE AJUDAR?
Evitar bebidas estimulantes (café, guaraná, chá preto, mate ou chá verde, refrigerantes à base de cola) e bebidas alcoólicas, principalmente durante a noite. Fazer refeições leves na hora do jantar. Consumir bebidas calmantes como chá de camomila, capim-cidreira, melissa ou passiflora a partir do fim da tarde.

 

TPM (TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL)

O QUE É?
Alterações de humor, inchaço, prisão de ventre e outros problemas que aparecem dias antes da menstruação chegar. Atinge mais ou menos 80% das mulheres.

POR QUE APARECE?
Mudanças hormonais próprias do ciclo da menstruação, mas que pioram muito com a má alimentação, a falta de atividade física e o estresse emocional.

COMO A ALIMENTAÇÃO PODE AJUDAR?
Consumir mais alimentos integrais
, folhas verde-escuras (couve, rúcula, escarola), banana, abacate, maçã, gérmen de trigo, gergelim, nozes, castanha do pará, grão de bico, linhaça e grãos integrais. Evitar açúcar, arroz branco e produtos feitos com farinha branca. Reduzir o sal de cozinha e de produtos industrializados ricos em sódio (salgadinhos tipo snack, macarrão instantâneo convencional, adoçantes com sacarina sódica ou ciclamato de sódio e outros). Tomar pelo menos 2 litros de água por dia.

 

OSTEOPOROSE

O QUE É?
Enfraquecimento dos ossos que pode causar fraturas por "traumas" mínimos (como um tombo leve, um espirro e até um abraço mais forte).

POR QUE APARECE?
Principalmente nas mulheres, por mudanças hormonais que surgem depois da menopausa. Outras causas possíveis são: envelhecimento, deficiência de vitamina D, uso de certos medicamentos, má alimentação, sedentarismo e tendência genética.

COMO A ALIMENTAÇÃO PODE AJUDAR?
Consumir alimentos ricos em cálcio, fósforo e magnésio como linhaça, gergelim, castanha do pará, repolho e grãos integrais (arroz, soja, lentilha, feijões, aveia). Evitar bebidas alcoólicas.

 

GASTRITE E AZIA

O QUE É?
A azia, que pode ser um sintoma de gastrite, é a sensação de queimação no estômago. A gastrite, é uma inflamação crônica das paredes do estômago que, se não tratada, pode levar à formação de úlceras (feridas na parede do estômago e/ou do intestino).

POR QUE APARECE?
Excesso de consumo de gorduras ruins (como frituras, carnes gordas, cremes, folheados) ou de alimentos que irritam a parede do estômago (como café, chocolate e refrigerantes) entre outros hábitos ruins de alimentação (como por exemplo, o costume de ficar mais do que 3 horas sem comer).

COMO A ALIMENTAÇÃO PODE AJUDAR?
Evitar alimentos muito gordurosos. Não ficar sem comer por mais de três horas. Fazer pequenos lanches nos intervalos das refeições principais e sempre dar preferência para os alimentos naturais integrais.

 

CELULITE

O QUE É?
O nome correto é hidrolipodistrofia e se trata de uma alteração da pele da região das coxas e glúteos (áreas do corpo que têm menor temperatura), que acabam ficando com aparência parecida com a de uma casca de laranja. É muito comum entre as mulheres.

POR QUE APARECE?
Excesso de peso, mudanças hormonais, tendência genética, má alimentação, falta de atividade física, cigarro e uso de bebidas alcoólicas.

COMO A ALIMENTAÇÃO PODE AJUDAR?
Melhorar a alimentação (dar preferência para alimentos naturais e integrais). Alguns alimentos merecem destaque como a uva (com sementes), o chá de cavalinha, a aveia, a cevadinha, o pêssego, o gérmen de trigo, os cogumelos, a maçã com casca e a semente de girassol.

rodapeIMG