Guia de Vida Natural
Viver bem

O Que Não Pode Faltar em Cada Fase da Vida

 

GESTAÇÃO

NESSA FASE, O CORPO PRECISA DE...

...QUE ESTÁ NESSES ALIMENTOS

Cálcio – fundamental para a formação dos ossos do bebê

gergelim, folhas verde-escuras (couve, rúcula, escarola etc), brócolis, castanhas e amêndoas

Ferro - ajuda a formar as células do sangue e aumenta as defesas do corpo da mãe e do bebê.

linhaça, folhas verde-escuras, feijõescacau

Vitamina D - ajuda no aproveitamento do cálcio no organismo

tomar sol todos os dias por 15 minutos de manhã (antes das 8h30) ou no fim do dia (após às 16h30)

Ácido fólico - é a vitamina B9, que ajuda na formação do sistema nervoso, principalmente nos 3 primeiros meses da gravidez.

folhas verde-escuras, grãos integrais (arroz, feijão, lentilha, ervilha), levedo de cerveja

Ômega 3 - importante para formação do sistema nervoso do bebê, principalmente entre o 6º e o 9º mês da gestação.

linhaça


É BOM LEMBRAR...

- As grávidas não precisam comer por dois, mas devem tomar muito cuidado com o que ingerem, até porque os estudos mostram que as escolhas da mãe podem refletir nas preferências do filho, mesmo depois de adulto. 

 

INFÂNCIA

NESSA FASE, O CORPO PRECISA DE...

...QUE ESTÁ NESSES ALIMENTOS

Magnésio - fundamental para o fortalecimento e crescimento dos ossos (associado a outros nutrientes como o cálcio, à vitamina D e o fósforo)

grãos integrais (arroz, feijão, grão de bico, lentilha, ervilha etc), pera, banana, uva, espinafre

Fibras - facilitam a entrada do cálcio no organismo e ajudam a mandar as toxinas embora

grãos integrais, quinua, folhas (couve, alface, espinafre, rúcula, etc), frutas com casca (maçã, pêra, pêssego, ameixa, etc), farelo de arroz

Ômega-3 - ajuda a evitar problemas como hiperatividade e autismo

linhaça


É BOM LEMBRAR...

- Nos 6 primeiros meses, o bebê só precisa do leite materno. Por isso, a mãe tem que se alimentar muito bem para garantir a saúde dos dois. A partir dessa idade, ele vai começar a descobrir os alimentos aos poucos, mas o leite materno ainda é recomendado até os dois anos.

- Até um ano de idade é melhor evitar amendoim, leite e derivados (iogurtes, queijos, requeijão e qualquer prato que contenha leite), ovo, trigo e derivados, aveia, centeio, cevada, soja, tomate e morango (alimentos que podem causar alergias e intolerâncias nessa fase).

- Produtos industrializados que levam muitos aditivos artificiais, incluindo bebidas (sobretudo refrigerantes e isotônicos) não devem ser consumidos até os dois anos de idade.

 

ADOLESCÊNCIA


NESSA FASE, O CORPO PRECISA DE...

...QUE ESTÁ NESSES ALIMENTOS

Ácido pantotênico - é a vitamina B5, que participa da produção dos hormônios. Se faltar, aumentam as chances da acne aparecer

milho, abacate, cereais integrais (arroz integral, aveia, trigo), cogumelos

Ferro – as meninas têm risco maior de anemia do que os meninos por causa da perda mesnal de sangue (mesntruação). Mas é importantíssimo para meninos e meninas para que tenham o crescimento e o desenvolvimento saudáveis

linhaça, folhas verde-escuras, feijão, cacau, soja

Proteínas - formam os músculos e também favorecem o sistema de defesas do corpo

quinua, feijão, lentilha, grão de bico, tofu

Zinco - participa da produção de muitos hormônios e, em falta, pode dificultar o amadurecimento sexual, causar queda de cabelo, cansaço e acne

castanhas, grãos integrais (arroz, feijão, grão de bico, lentilha, ervilha etc), mandioca, inhame


É BOM LEMBRAR...

- Na adolescência os benefícios de praticar atividade física e comer bem são percebidos bem rapidamente e refletem muito bem na idade adulta.

 

FASE ADULTA


NESSA FASE, O CORPO PRECISA DE... ...QUE ESTÁ NESSES ALIMENTOS

Triptofano - aminoácido que ajuda a prevenir depressão

arroz integral, soja, feijão, lentilha, farinha de trigo integral, abacate, banana, folhas verde-escuras (couve, rúcula, espinafre etc)

Isoflavonas - ajudam a prevenir os sintomas da menopausa

soja e derivados (inclusive tofu)

Antioxidantes - ajudam a melhorar as defesas do organismo, previnem o envelhecimento precoce e doenças degenerativas

chá verde, uva, soja e derivados, gérmen de trigo, tomate, acerola, mirtilo, cebola, alho


É BOM LEMBRAR...

- A intolerância à lactose é comum em adultos com 30 anos ou mais porque o corpo vai perdendo a capacidade de digerir esse nutriente (lactose é açúcar natural do leite). Os sintomas mais comuns são cólica intestinal e diarréia após consumir o leite ou seus derivados. Esses alimentos podem ser substituídos por “leites” de origem vegetal (como extrato de soja, leite de arroz, de aveia, ou mesmo sucos de frutas) e outras fontes de cálcio como gergelim, brócolis, tofu (queijo de soja), castanha do pará e folhas verde-escuras.


TERCEIRA IDADE

NESSA FASE, O CORPO PRECISA DE...

...QUE ESTÁ NESSES ALIMENTOS

Ômega-3 - importante para manter a memória e a saúde mental

linhaça

Beta-glucanas - ajudam a manter bons níveis de colesterol do sangue, além de facilitar o funcionamento do intestino

farelo de aveia

Cálcio, fósforo, zinco, magnésio e vitamina D - importantes pra tratar e prevenir a osteoporose

linhaça, gergelim, castanha do pará, repolho, grãos integrais (arroz, soja, lentilha, feijões, aveia). Para o corpo produzir vitamina D, tome sol por 15 minutos diariamente (antes das 8h30 ou após as 16h30)


É BOM LEMBRAR...

- Idosos podem ficar desnutridos porque nessa fase há perda de apetite
. Para evitar o problema, abuse dos grãos integrais, que têm minerais como o zinco, que ajudam a trazer de volta a sensibilidade ao paladar.

- A prisão de ventre é muito comum na terceira idade e, para evitá-la é preciso não apenas comer alimentos ricos em fibras, mas também tomar pelo menos 1,5 litro de água todos os dias e praticar atividade física regularmente (com orientação profissional).


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