Guia de Vida Natural
Nutrição de Verdade

Gorduras Trans: Por Que Elas Fazem Tão Mal?

 

Saiba mais sobre os problemas que as gorduras trans podem causar na saúde


 

 

As gorduras trans são produzidas a partir de óleos vegetais que são hidrogenados na indústria (ou seja, átomos de hidrogênio são adicionados ao óleo) e deixam de ser líquidos (à temperatura ambiente) para se tornarem em sólidos. É aí onde eles ganham o nome de gordura vegetal hidrogenada, que a indústria usa para ajustar a textura dos alimentos e fazer com que eles durem mais tempo nas prateleiras do mercado com um custo baixo. Estão em algumas margarinas, sorvetes, chocolates, biscoitos, bolachas, snacks convencionais e bolinhos recheados industrializados.

O problema é que geralmente essas mesmas indústrias não se preocupam em saber se as gorduras trans trazem tantas vantagens para o corpo quanto trazem para o mercado. Os primeiros estudos sobre os prejuízos que elas causam na nossa saúde apareceram há muito tempo atrás (em 1960!) e hoje já está mais do que comprovado que elas realmente não fazem nada de bom pelo nosso corpo.

 

Veja só a lista de "prejuízos" que o consumo das gorduras trans pode causar:

AUMENTO DO COLESTEROL "RUIM" (LDL) no sangue, o que aumenta as chances de doenças do coração;

DIMINUIÇÃO DO COLESTEROL "BOM" (HDL), que é um dos principais ajudadores na hora de evitar problemas cardíacos;

AUMENTO DOS TRIGLICÉRIDES do sangue;

BLOQUEIO NA PRODUÇÃO DE GORDURAS "SAUDÁVEIS" (INSATURADAS) NO CORPO (lembrando que elas são responsáveis pela boa saúde do coração, do sistema nervoso e pela produção de muitos hormônios);

AUMENTO DA FAMOSA "GORDURINHA LOCALIZADA", já que ela se acumula no nosso corpo exatamente onde já temos maior estoque de gorduras.

 

Bom, já deu pra entender porque é tão ruim consumir gorduras trans, certo? Mas o que comer no lugar dela?

Hoje já temos muitas alternativas no mercado, então é bom prestar atenção nos rótulos das embalagens para ver se as gorduras trans não estão "escondidas" na tabela nutricional.

 

Legal saber:
Todos os produtos Mãe Terra não contém gorduras trans
. Para conhecer a nossa linha, clique aqui.


rodapeIMG