Guia de Vida Natural
Viver bem

12 Dicas para Deixar a TPM Bem Longe

Dias de TPM... pra muitas mulheres, isso é sinal de tormento total! Dores de cabeça, pernas inchadas, intestino preso... ah, e isso sem contar com aquela pilha de nervos e as lágrimas que parecem que "brotam" do nada. Mas a boa notícia é que a TPM tem tratamento e que boa parte dele vem de uma alimentação melhor.

 

Também conhecida por TPM, a tensão pré-menstrual é um conjunto de sintomas comuns na segunda metade do ciclo menstrual e melhoram ou desaparecem logo que começa a menstruação. Mais ou menos 80% das mulheres apresentam algum tipo de mudança nessa época, e parece que boa parte disso é culpa da queda de serotonina e das endorfinas (substâncias que nos dão a sensação de bem-estar). Os sinais mais comuns da TPM são:

- sentimentos de desesperança e depressão;

- ansiedade e tensão;

- irritabilidade e/ou agressividade;

- dificuldades de relacionamento pessoal;

- diminuição do interesse por atividades de rotina;

- dificuldades de concentração e falhas de memória;

- cansaço e perda de energia;

- alterações do apetite (pode ficar maior ou menor);

- insônia;

- sensação de opressão ou de perda de controle emocional;

- sintomas físicos tais como mastalgia (aumento do tamanho e dor nas mamas), dor de cabeça, dor muscular, inchaço, ganho de peso;

- desejo/compulsão por alguns alimentos como doces, massas, etc.

A alimentação faz uma diferença enorme nisso tudo. É através dela que o corpo vai produzir as substâncias que fazem a mulher se sentir melhor nesses dias (e durante o mês inteiro). Mas não adianta deixar para comer direito só quando a TPM chegar; o cuidado com a saúde tem que acontecer o mês inteiro. Veja como é fácil:

1 - COMA MAIS FIBRAS. Cereais integrais, barras de granolas, frutas e verduras com casca sempre que possível). Além de darem uma força pro intestino, diminuem as mudanças de humor porque melhoram nossa produção de serotonina e outras substâncias;

2 - DÊ UM CORTE NAS GORDURAS SATURADAS E TRANS: evite leite integral, manteiga, bacon, frituras, carnes gordurosas, folheados e tudo o mais que tiver gorduras "ruins" em excesso;

3 - ÔMEGA-3 SEMPRE. Ele ajuda muito a aliviar o estresse e os sinais mais depressivos. Uma ótima fonte é a linhaça, por exemplo;

4 - MANERE NO SÓDIO. Presente no sal e em produtos artificiais comoos macarrões instantâneos convencionais, molhos artificiais e até adoçantes artificiais (à base de ciclamato de sódio e sacarina sódica), ele favorece o inchaço das pernas e a irritação que muitas mulheres sentem nesta época do mês;

5 - AMIGOS DO BEM-ESTAR. Alguns nutrientes são essenciais para o corpo produzir a serotonina, que tende a faltar na TPM: magnésio (presente nas hortaliças de folhas verdes e soja), vitamina B6 (das nozes,  cereais integrais, banana, abacate, laranja, tomate, maçã), vitamina E (do gérmen de trigo, gergelim), zinco (dos grãos integrais) e triptofano (na banana, aveia, grão de bico e cacau);

6 - EVITE AÇÚCAR E REFINADOS, à base de farinha branca (como farinha, pães e arroz branco). Eles roubam energia do corpo, geram cansaço e desânimo. Prefira os integrais (frutas com casca, verduras, cereais integrais, granolas, massas e biscoitos integrais, etc);

7 - SE AS FIBRAS NÃO RESOLVEREM O INTESTINO, uma boa alternativa são as FRUTAS LAXATIVAS (mamão, ameixa). E não se esqueça de beber pelo menos 1,5 litro de água por dia;

8 - MELHOR NÃO TOMAR NADA COM CAFEÍNA nos dias de TPM. Café, chá preto, mate e bebidas à base de colas têm metilxantinas que aumentam a ansiedade e a instabilidade emocional nesses dias. Uma boa DICA PARA SUBSTITUÍ-LOS: CHÁS CALMANTES: erva-doce, camomila, erva cidreira, passiflora e melissa;

9 - COMA A CADA 3 HORAS (5 a 6 refeições leves por dia). Isso ajuda a manter a disposição e o bom-humor;

10 - CIGARRO E BEBIDAS: nem entre nessa. Eles deprimem e podem causar uma série de doenças;

11 - NÃO VALE FICAR PARADA! Atividade física regular ajuda a diminuir as cólicas menstruais e melhoram o humor, por aumentar a liberação de endorfinas;

12 - EQUILIBRE LAZER E OBRIGAÇÕES DO DIA-A-DIA. Assim você evita o estresse e situações desagradáveis que possam parecer "fora do controle" na TPM.


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