Guia de Vida Natural
Nutrição de Verdade

Linhaça: Semente da Saúde

 

Taí uma sementinha poderosa pra nossa saúde. Apesar de fazer parte da alimentação humana desde a Antiguidade, nunca se falou tanto dos benefícios da linhaça como agora. Até no meio dos cosméticos ela já conquistou seu espaço. Conheça um pouco mais sobre os benefícios da linhaça.


FIBRA PRA DAR E VENDER! Nada menos que 30% da linhaça é pura fibra (solúvel e insolúvel). Isso significa que ela é essa semente é uma ótima pedida na hora de ajudar o organismo a eliminar as toxinas e até o excesso de gorduras (e de colesterol do sangue), além de ajudar a regular o intestino.

ARMA NATURAL CONTRA O DIABETES. Todo esse teor de fibras da linhaça ajuda (e muito) a controlar nos níveis de açúcar (glicose) do sangue. Por isso ela é ótima para ajudar a tratar e a prevenir o diabetes.

MAIS PROTEÇÃO PARA O CORAÇÃO. Uns 20% da linhaça é formado por ômega-3: uma gordura do bem, que ajuda a manter a saúde do coração (prevenindo aumento de colesterol, aterosclerose e outros problemas), além de dar um reforço para o sistema nervoso, ajudando a tratar depressão e TPM.

ALIADO DA MULHER NA MENOPAUSA. A nutrição ganhou mais um alimento potente no tratamento da menopausa. Assim como a soja, a linhaça também têm fitoestrógenos naturais que ajudam a diminuir os sinais e sintomas da menopausa (como os famosos "calores" ou fogachos típicos dessa fase da mulher - mas vale lembrar que é importante fazer o tratamento médico para reposição hormonal também). O nome do fitoestrógeno da linhaça é lignana: uma molécula muito parecida com o estrógeno (hormônio que falta na mulher nessa fase e que provoca esses calores entre outros sintomas). As lignanas ajudam a proteger as mulheres contra o câncer de mama, miomas de útero, além de proteger os homens contra problemas como o câncer de próstata.

 

COMO DEVO CONSUMIR A LINHAÇA?

É fácil. Basta triturá-la em liquidificador ou comprá-la já moída (desde que ela preserve o ômega-3). Depois é só acrescentar em massas de pães, bolos, biscoitos, em frutas, caldos, sopas, sucos, saladas ou como você inventar. É bom guardar em um pote escuro em local bem arejado.


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