Guia de Vida Natural
Viver bem

Alimentação e Atividade Física


A dobradinha atividade física e alimentação saudável já é uma velha (e boa) conhecida nossa. Uma sem a outra não é a mesma coisa. Agora, veja como a alimentação pode melhorar seu desempenho e os resultados da atividade física.

 

ENERGIA TOTAL! Os carboidratos complexos das verduras, legumes e dos alimentos integrais (cereais, granolas, biscoitos integrais etc) são ótimas opções para consumir até 1 hora antes ou 30 minutos depois do treino. Ele fornecem a energia de que os músculos para desempenhar bem as atividades, evitando episódios de hipoglicemia (cansaço precoce, fadiga muscular, sensação de desmaio, tremor ou queda de pressão).

CONSTRUINDO E FORTALECENDO OS MÚSCULOS. As proteínas são ótimas, não só pra isso, mas também para aumentar as defesas do organismo. Elas devem estar no cardápio o dia todo. alguns exemplos de boas fontes: levedo de cerveja, quinua, amaranto .

AMIGAS DO PEITO E MUITO MAIS. As gorduras insaturadas da linhaça e do azeite extravirgem, por exemplo, mantém a boa saúde do coração, além de participarem da produção de hormônios como a testosterona, importante para aumentar a massa muscular e diminuir a flacidez. De preferência, consuma as boas fontes de gorduras bem longe dos horários de treinos.

SOLDADINHOS INCANSÁVEIS. É o melhor jeito de definir o trabalho que as vitaminas e minerais realizam o tempo todo no nosso organismo, afinal, eles participam de praticamente tudo o que acontece (inclusive do nosso metabolismo). As melhores fontes são com certeza são os grãos integrais, que têm inclusive as vitaminas do complexo B, que falta na alimentação da maioria das pessoas e muitas vezes dificulta a perda de peso, traz cansaço, problemas como depressão etc. Outro destaque interessante vai para um mineral chamado selênio: presente na castanha do pará, ele é um antioxidante importante para prevenir o envelhecimento precoce que, por incrível que pareça, é um problema comum entre muitos atletas.

ÁGUA, PRA QUÊ TE QUERO? Nos treinos, a água é a grande responsável por não deixar subir muito a temperatura do nosso corpo. Ela ajuda a dar aquela refrescada, através do suor. Mas pra isso acontecer do jeito certo, é importantíssimo tomar pelo menos 2 litros de água ao longo do dia. Com menos do que isso, a temperatura aumenta muito e força o coração a trabalhar mais do que deveria. Daí pra aparecer um cansaço antes da hora ou mesmo um aumento de pressão, é rapidinho. Álem da água mineral, sucos e chás naturais são ótimas opções.

Agora, mãos à obra e não deixe de procurar um profissional de educação física para orientar melhor seus treinos.


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